Em resposta ao desafio anual da Fundação Oceano Azul e da Representação da Comissão Europeia em Portugal para a celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira, o Europe Direct Minho organiza uma ação de limpeza no dia 16 de setembro, pelas 10h00, na praia da Apúlia - Esposende. A ação visa sensibilizar e consciencializar para a problemática do lixo marinho.
A ação, que será dinamizada em parceria com a 1ª Companhia da Apúlia – Guias de Portugal, é uma das mais de 100 ações de limpeza terrestres e subaquáticas que acontecem por todo o país na semana de 16 a 24 de setembro, durante as quais, milhares de voluntários terão oportunidade de contribuir para a conservação do oceano.
A ação integra também a campanha #EUBeachCleanup da Comissão Europeia, e "pretende mobilizar a sociedade para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e para a necessidade de uma maior proteção do oceano."
Estão também previstas limpezas para a semana de 16 a 24 de setembro de 2023, de norte a sul de Portugal Continental, nos Açores e na Madeira, para alertar para o problema do lixo marinho.
Este é já o quinto ano consecutivo em que a Fundação Oceano Azul promove e apoia o trabalho desenvolvido pelas diferentes organizações que combatem ativamente um dos maiores problemas ambientais do planeta, o lixo marinho.
Desde o arranque desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas, em Portugal, 192 toneladas de lixo marinho em aproximadamente 1250 ações de limpeza costeira, as quais envolveram quase 24 mil voluntários e 250 organizações.
Comentarios