Entre 14 e 16 de julho, Viana do Castelo promete ser a capital mundial do Stand Up Paddle ao recebe o Viana SUP Open, a segunda etapa do circuito mundial deste ano na vertente race, um evento que vai juntar cerca de 500 atletas, entre profissionais e comunidade, de cerca de 15 países.
Depois da etapa inaugural, disputada em abril, em Alicante, Espanha, é agora a vez de Viana do Castelo receber a segunda etapa, sendo que esta é a primeira vez que Portugal é palco da prova.
Entre as hipóteses possíveis a nível mundial, a escolha da organização por Viana do Castelo foi tomada dado o apoio e patrocínio determinante por parte do executivo local, que acredita na relevância da prova enquanto plataforma de comunicação do destino. A Cidade Europeia do Desporto de 2023 recebe, assim, a estreia em águas nacionais do circuito mundial desta modalidade de deslize, que junta atletas de diferentes áreas, como surf, remo, windsurf, kitesurf ou vela.
Em conferência de imprensa de apresentação da prova, que aconteceu no Centro de Alto Rendimento de Surf, o representante da autarquia, Chefe de Divisão do Desporto, Sérgio Fernandes, assegurou que este é “um evento de caráter internacional que vai valorizar o território, enriquecendo a já densa programação da Cidade Europeia do Desporto. De 14 a 16 de julho, Viana do Castelo vai ser capital do Stand Up Paddle mundial, num evento de referência que nos orgulhamos de receber”, frisou.
O Presidente da APP (Association of Paddlesurf Professionals), Tristan Boxford, assegurou que Viana do Castelo “tem tudo” para promover uma etapa “perfeita”. “Será um grande evento deste fim de semana, em que os atletas vão beneficiar de Viana do Castelo ter vento e todas as condições de excelência”, indicou. “Estimamos contar com cerca de 500 atletas, de mais de 15 países, entre Europa, Ásia, África, todo o mundo”, destacou.
O representante da APPACDM de Viana do Castelo, Pedro Fornelos, indicou que o SUP “é um desporto que pode ser praticado por todos e para todos”, pelo que a presença dos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental vai tornar este evento “ainda mais inclusivo”.
O responsável convidou ainda os vianenses e famílias a participarem no evento SUP Desporto para Todos, que será promovido na manhã e na tarde desta sexta-feira. “Além de estarmos disponíveis para dar resposta aos utentes, iremos dar resposta a toda a comunidade que queira experimentar e aprender esta modalidade”, realçou.
O Presidente do Surf Clube de Viana, João Zamith, disse que “faz todo o sentido” este circuito marcar presença em Portugal, particularmente em Viana do Castelo, assegurando que o Centro de Alto Rendimento de Surf está destinado a atletas do surfing e naturalmente do paddle surfing, frisando que, nos próximos três dias, “as condições meteorológicas estarão bastante desafiantes”.
Sexta-feira, o dia de abertura, está reservada para sessões de treinos dos atletas, uma oportunidade para os amadores poderem conhecer os atletas profissionais, bem como para inscrições e sessões abertas na água, em conjunto com a APPACDM de Viana do Castelo e a sua iniciativa “Desporto para Todos”, com um evento de abertura formal a partir das 18h00.
A foz do Rio Lima vai acolher alguns dos melhores atletas profissionais da modalidade, como o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa deste ano, os japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, as espanholas Esperanza Barreras e Duna Gordillo, a argentina Juliette Duhaime ou a italiana Cecilia Pampinella, que no sábado disputarão as provas de sprint num percurso em formato de “M”, com base na Praia Fluvial da Argaçosa.
O Viana SUP Open terá ainda provas abertas e juvenis, para o cada vez maior número de amantes desta modalidade, com uma mostra de cinema e festa com DJ’s, na noite de sábado, para descontrair no cenário idílico da foz do Rio Lima.
O domingo está reservado para as corridas de distância, com provas Open de 3Km e 6Km, na Praia Fluvial da Argaçosa, entrando de seguida os profissionais na água, às 14h00, para os 16Km de uma Downwind Race, uma espetacular corrida em mar aberto, a favor do vento (a famosa nortada do verão português, que agora atinge todo o seu potencial), com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento, bem no coração de Viana do Castelo.
O dia terminará com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, na qual todos os participantes irão remar em conjunto, como forma de apoio à preservação e proteção dos oceanos.
O Viana SUP Open, que tem entrada totalmente gratuita e início diário pelas 9h00 da manhã, poderá ser acompanhado em www.appworldtour.com, onde irão ser transmitidas as provas principais e onde se encontram mais informações sobre o evento.
Commentaires