O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) disponibiliza mais de um milhar de vagas nos cursos de licenciatura e de CTESP.
O próximo ano vai arrancar com uma série de novidades no que diz respeito a Bolsas e apoios: bolsas de incentivo atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) traduzem-se num apoio financeiro anual para comparticipação de encargos com deslocações para estágios, encargos com propinas ou premiar o estudante do ensino profissional a ingressar no IPVC com a melhor Prova de Aptidão Profissional (PAP) na área das TIC no Alto Minho.
Bolsas de Incentivo
Bolsas para promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais. Bolsas atribuídas no primeiro ano do curso e que visam promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais. Serão atribuídas 2 bolsas pelos seguintes cursos de licenciatura:
Educação Básica (sexo masculino)
Informática (sexo feminino)
Mecânica (sexo feminino)
Mecatrónica (sexo feminino)
Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores (sexo feminino)
Bolsas de Deslocação para estágio
Bolsas que serão atribuídas aos estudantes de CTESP e licenciatura no âmbito das deslocações para os locais de estágio. As bolsas serão atribuídas, de acordo com o regulamento, a estudantes que estejam a mais de 50 km entre o local de residência e o local de estágio.
Estudantes Vias Profissionalizantes
Bolsa a atribuir, mediante o regulamento em vigor, ao estudante com a melhor nota na PAP nas áreas da TIC, da região do Alto Minho, que ingressar nos cursos do IPVC.
Outros apoios e Bolsas
Programa + Superior
O IPVC é uma das instituições de ensino superior abrangidas pelo Programa + Superior.
O Programa +Superior é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões. O Programa +Superior procura contribuir para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior.
Bolsa de Apoio Social do IPVC
A Bolsa de Apoio Social complementa outros apoios sociais que tenham sido disponibilizados direta ou indiretamente aos estudantes. Para beneficiar deste apoio o estudante deverá manifestar a sua disponibilidade para colaborar nos serviços do IPVC, através de plataforma própria. Em troca dos serviços prestados os estudantes recebem um apoio financeiro.
Bolsas Fundação José Neves
Bolsas reembolsáveis para estudantes de CTESP, Mestrados e Pós-graduações. A Fundação assegura o pagamento das propinas aos estudantes. Esse investimento só é reembolsado se e quando o aluno atingir as condições para o fazer de forma sustentada.
Prémios de Mérito
Prémios atribuídos por diversas instituições parceiras do IPVC, que visam reconhecer e distinguir o percurso académico de mérito dos estudantes.
Bolsa Mérito
Bolsas atribuídas pela DGES e pelo IPVC aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o regulamento em vigor.
Transportes
Os estudantes do IPVC beneficiam ainda do Bus académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis escolas do Politécnico. Caso o Bus académico não consiga assegurar as rotas necessárias, os estudantes do IPVC podem usufruir dos descontos associados ao Passe Sub-23. A comunidade do Politécnico de Viana do Castelo tem ainda à sua disposição a Bira IPVC, bicicletas elétricas ou convencionais, disponíveis mediante candidatura.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem abertas candidaturas para 26 cursos de licenciatura distribuídos por todas as áreas de conhecimento e lecionadas nas seis escolas presentes nos municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. As vagas distribuem-se ainda pelos regimes diurno e pós-laboral e pelos diversos contingentes de acesso ao ensino superior. Em todas elas, a oferta formativa é construída de mãos dadas às necessidades do território e do respetivo tecido empresarial.
O Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza igualmente vagas para os 26 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), tendo reforçado a oferta formativa com a abertura de quatro novos cursos cujas aulas terão início já no próximo mês de setembro: Impressão 3D e Maquinação Automática, Sistemas Elétricos de Energia, Turismo da Gastronomia e Vinhos e Marketing Digital e E-commerce.
As candidaturas aos CTESP decorrem online até ao dia 21 de agosto.
Comments