top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Estudante italiano conclui mestrado com distinção após experiência no IPVC

26 de Setembro, 2024

Marco Martinelli, estudante da Universidade de Pádua, em Itália, concluiu recentemente o seu mestrado em Engenharia de Computação com a nota máxima. Este marco foi alcançado com a avaliação de 110/110, acompanhado por uma menção honrosa. Para isso, muito contribuiu a sua participação no programa Erasmus, realizado na Unidade de Investigação AdiT-Lab, do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).



cartaz do IPVC adi T -lab

Sob a orientação dos professores Mauro Migliadi, da Universidade de Pádua, e Sérgio Lopes, do IPVC, Marco apresentou a sua tese intitulada “Avaliação Preditiva de Operadores no Contexto da Indústria 5.0: Um Quadro Conceptual”.

 

O trabalho de investigação focou-se na transição da Indústria 4.0 para a Indústria 5.0, um conceito que, nas palavras de Marco, “assenta em três pilares fundamentais: centralidade no ser humano, sustentabilidade e resiliência”. O objetivo da tese foi contribuir para o aumento do bem-estar geral dos operadores industriais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e satisfatório.

 

A escolha de Viana do Castelo para a realização de Erasmus não foi ao acaso. Para além da vertente académica, Marco procurava uma cidade de média dimensão, junto ao mar, onde pudesse desenvolver o seu trabalho num ambiente acolhedor. "O meu orientador italiano pôs-me em contacto com o professor Sérgio Lopes. A partir daí, o tema da tese e a colaboração com o AdiT-Lab surgiram naturalmente", explica o estudante.

 

Após a sua estadia em Viana do Castelo, Marco Martinelli recorda com entusiasmo a experiência vivida, destacando a excelente receção tanto por parte dos colegas e docentes do IPVC, como pela própria cidade. “Se pudesse voltar atrás no tempo, escolheria, sem qualquer dúvida, o mesmo destino para a minha mobilidade”, afirma.

 

De regresso à Universidade de Pádua, Marco apresentou a sua tese a um júri composto por cinco professores e acredita que o resultado foi bastante positivo, dada a avaliação e os elogios recebidos.

 

Para além da defesa da sua tese, o trabalho desenvolvido resultou na produção de dois artigos científicos, já aceites em conferências: um na conferência portuguesa SASYR (Symposium of Applied Science for Young Researchers) e outro na conferência internacional IEEE ETFA (International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation).

 

Agora, o jovem investigador inicia uma nova etapa académica, com o doutoramento no Departamento de Engenharia da Informação da Universidade de Pádua.



0 comentário

Comentarios


bottom of page