No âmbito da iniciativa “Descobrir Monção a Caminhar”, 2ª edição, a caminhada realiza-se no dia 22 de julho, sábado. As inscrições terminam, amanhã, dia 20 de julho.
Aproveitando as noites amenas de julho, o projeto “Descobrir Monção a Caminhar”, que vai na segunda edição, propõe uma caminhada noturna pela Fortaleza de Monção, monumento nacional, por decreto de 16 de junho de 1910, que guarda “montes” de segredos, mistérios e lendas.
"Ao longo da caminhada, será possível observar os recantos mais emblemáticos e conhecer as histórias mais fantásticas deste monumento de beleza invejável, constituído por 10 baluartes, 5 portas de entrada e 1 paiol, no Rosal, onde os nossos valentes guerreiros recolhiam as munições para combater o inimigo", explica nota do Município de Monção.
Durante séculos, o povo resistiu, heroicamente, às sucessivas investidas dos castelhanos para conquistar a praça, sobressaindo a coragem, ousadia e perspicácia de Deu-la-Deu Martins, heroína monçanense. Na ausência do marido, capitão-mor Vasco Gomes de Abreu, tomou as rédeas do poder e, num gesto pleno de sabedoria, arquitetou um plano notável que levou à desistência dos invasores.
A organização desafia a população a participar nesta caminhada, trazendo roupas coloridas e lanterna.
Informações importantes:
Percurso - Distância aproximada de 6 quilómetros.
Horário - Concentração às 21h00, na Praça Deu-la-Deu. A caminhada tem início às 21h30
Valor - 3,00 € por participante (água, fruta e barra energética)
Reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa/Comité Internacional da Cruz Vermelha, através do Programa Alto Minho Solidário - Missão Ucrânia.
Inscrições - https://abre.ai/moncaoacaminhar (Até 20 de julho, quinta-feira)
Para informações adicionais, contacte:
T. + 351 962 124 648
Comentários