O Município de Arcos de Valdevez realizará nos próximos dias 10 a 12 de Novembro a 6ª edição do Congresso Internacional subordinado à temática da Casa Nobre: Um Património para o Futuro. Entre intervenientes e inscritos/assistentes, o Congresso contará com cerca de duas centenas de participantes.
O Município arcuense dá, assim, seguimento a "um projeto consolidado de estudo da memória, arquivo, heráldica, genealogia, defesa e valorização do património construído, turismo e desenvolvimento regional, entre outros, num evento único nas suas características e assumidamente um dos fóruns principais de reflexão, estudo e debate sobre estas temáticas ao nível nacional e internacional.", frisam.
O objetivo central desta iniciativa é "atrair e divulgar a investigação de qualidade em torno destes temas e problemáticas bem como colocar Arcos de Valdevez como centro assumido de estudo e valorização deste importante património histórico."
A edição deste ano conta com quatro palestras e 66 comunicações provenientes de diversos investigadores nacionais e estrangeiros, com uma participação significativa do Brasil e Espanha, que se debruçam sobre vários temas de estudo e análise deste património histórico.
As palestras serão proferidas por Marcello Simonetta (Arquivo Medici, Itália), Mafalda Soares da Cunha (Universidade de Évora), Agustín Santana (Universidade La Laguna, Tenerife) e Mercedes Unzu e Jesús Leache (Pamplona, Navarra), todas conectadas com as quatro áreas temáticas em que se desenvolve o Congresso: Memória Histórica: História da Família, Genealogia e Heráldica; Património: Estudos, Defesa e Valorização; Arquivos e documentação familiares; Turismo e Desenvolvimento Regional.
O Congresso conta ainda no seu programa com duas mesas redondas subordinadas aos temas “Projeto Vinculum: entre História, arquivística e património” e “A Casa Nobre pela voz dos seus proprietários”, bem como uma sessão de cinema, com exibição do filme “A Coleção Invisível” do brasileiro Bernard Attal, a apresentação de dois livros da coleção “Casas Armoriadas do concelho dos Arcos de Valdevez” e a entrega do 2.º Prémio D. Fernando José de Mascarenhas- Marquês de Fronteira, instituído pelo Município arcuense.
Comments