top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

EPATV participou na 32ª Festa das Colheitas de Vila Verde com um showcooking para valorizar a maçã “porta da loja”

7 de Outubro, 2024

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) participou com entusiamo na 32ª edição da Festa das Colheitas, organizada pelo Município de Vila Verde. Para esta edição, que se realizou entre os dias 2 e 6 de outubro, a escola dinamizou um ponto de informação, momentos de animação e um showcooking, pelo chef Rodolfo Meléndrez, dedicado à “porta da loja”, variedade de maçã local.



estudantes de cozinha num showcooking com público a assistir

Para os cinco dias do certame, a EPATV preparou um ponto de informação para dar a conhecer aos visitantes os vários cursos profissionais e as diferentes valências que a escola tem para oferecer. A iniciativa contou com a participação da turma do CEF Assistente Administrativo, sob orientação da professora Sílvia Sá. No primeiro da festa, o stand foi visitado pela autarca de Vila Verde, Júlia Fernandes, e pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Ministro da Agricultura e Pescas com dois estudantes

Já a turma do 2.º ano do curso Animador Sociocultural, sob orientação da professora Margarida Dias, proporcionou, no dia 3 de outubro, um momento de animação com jogos e danças tradicionais junto de crianças do Colégio D. João de Aboim, criando um ambiente de diversão e aprendizagem sobre as tradições do Minho. O objetivo da atividade foi promover entre as crianças a interação social e a valorização das tradições da região.


Ainda no dia 3, a escola dinamizou um showcooking sobre maçã “porta da loja”, pelo chef Rodolfo Meléndrez, acompanhado por alunos do 3.º ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria. Perante um recinto cheio, o chef propôs a todos os presentes uma ementa que contemplava pequeno-almoço, sobremesa e prato principal, com o objetivo de valorizar e aproveitar ao máximo as propriedades desta variedade de maçã típica da região do Minho, acrescentando um “toque” moderno à confeção. Para os presentes, foram preparadas e servidas panquecas de maçã “porta da loja”, leite creme com maçã e tiras de frango com chutney e maçã.

 

Durante a confeção, teve lugar uma palestra sobre a origem e os usos na cultura tradicional da maçã “porta da loja”, pelo professor da Escola Agrária do IPVC, Raul Rodrigues, e pelo produtor de maçã, Manuel Fernandes, moderada pela nutricionista do projeto “Cávado Com Sabor”, Marta Pinheiro. Os palestrantes salientaram a importância de preservar este tipo de cultura como forma de combater o abandono dos campos e os incêndios florestais, assim como promover o ordenamento do território, a agricultura sustentável e a alimentação saudável.

estudantes com batas brancas junto a uma tenda

O showcooking esteve integrado na iniciativa "Vila Verde + Saudável", parceria que reúne EPATV, Município de Vila Verde, ATAHCA (através do projeto “Cávado com Sabor”), Associação RUVERDE, Gabinete Técnico de Vila Verde, INOVENTER e AEVH, que estiveram presentes no evento. Este projeto teve como objetivo promover junto dos vila-verdenses a consciencialização sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

 

O evento também integra o projeto de Erasmus SSPICE IT, Sustainability Skills Program for International Catering Operators and Entrepeneurs trough Integrated Training, que tem como objetivo compreender as competências emergentes e necessárias no setor da restauração e catering, com ênfase na sustentabilidade, digitalização e soft skills. O projeto SSPICE IT, no qual a EPATV participa em conjunto com mais cinco países europeus, envolve parcerias entre fornecedores das escolas, centros de pesquisa, empresas e autoridades públicas.



 

0 comentário

Comments


bottom of page