"Open Days" da Informática decorrem até quinta-feira, 26 de maio, e reúnem centenas de alunos e empresas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O curso de Licenciatura em Engenharia Informática lecionado na ESTG-IPVC está a promover, até à próxima quinta-feira, os Open Days com jornadas, workshops e seminários. “Cada vez menos a formação de um estudante no ensino superior se resume àquilo que é transmitido em contexto de sala de aula”, defendeu o presidente do Politécnico de Viana do Castelo.
Feliz por voltar a ver a “casa cheia”, depois das restrições pandémicas, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo aplaudiu a “formação competente e que é reconhecida pelos empregadores” na área de Sistemas e Tecnologias de Informação. Carlos Rodrigues realçou a importância do debate e da aproximação do meio académico ao meio empresarial, permitindo aos alunos “adquirirem outras competências”.
Para Carlos Rodrigues “há todo um conjunto de competências que os estudantes adquirem em eventos deste género”.
Com a realização destes eventos “pretende-se contribuir para a divulgação da área de Sistemas e Tecnologias de Informação, promovendo-se o debate de temas de grande atualidade e a aproximação do meio académico com o meio empresarial circundante”, justificou, entretanto, o coordenador do curso de Licenciatura em Engenharia de Informática, Jorge Ribeiro.
Tal como em anos anteriores, o evento é gratuito e aberto à comunidade interna e externa (empresas e escolas secundárias e profissionais) e conta com diversas iniciativas, que decorrerem até quinta-feira.
As manhãs são dedicadas a sessões de transferência de conhecimento e as tardes são direcionadas para workshops práticos promovidos por empresas tecnológicas e pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática.
O curso de Licenciatura em Engenharia Informática da ESTG-IPVC é, ainda nas palavras de Jorge Ribeiro, “lecionado numa vertente maioritariamente prática, permitindo aos alunos saber fazer e aplicar os seus conhecimentos no desenvolvimento de software no sentido de melhorar a sociedade e complementar e potenciar várias áreas de atividade”. De destacar também que “a elevada taxa de empregabilidade do curso (superior a 97%) e nível de colocação dos alunos em grandes empresas é de grande relevância”, adiantou o coordenador, referindo que há vários ex-alunos que são atualmente quadros de empresas portuguesas e estrangeiras de grande renome internacional.
Jorge Ribeiro, que enalteceu a presença dos alunos nas atividades, evidenciou que “é notória a satisfação dos empregadores face ao nível de qualidade dos alunos”, até porque há uma elevada procura de engenheiros informáticos face à oferta de estágios e propostas de emprego. O incentivo à fixação de alunos na região e ao empreendedorismo continuam a ser prioridades para o curso em Engenharia Informática da ESTG-IPVC.
Comments