top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Ecoparque do Vez pronto para receber eventos desportivos, culturais e turísticos no concelho

O Município de Arcos de Valdevez inaugurou, ontem, no Dia Mundial da Árvore, o Ecoparque do Vez, espaço multifuncional com uma área de 7600 m2, que está agora pronto para as mais diversas atividades de lazer, e pode receber eventos de cariz desportivo, cultural e turístico, dinamizando, assim, o concelho arcuense.



 


pessoas posando para a fotografia num parque relvado

A inauguração aconteceu por volta do meio-dia, com a presença de cerca de 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez, utentes do CACI da Santa Casa da Misericórdia e do IPVC, que participavam no “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, na Praia Fluvial da Valeta.

homem a descerrar uma placa e outro a aplaudir

Após descerrar a placa, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, acompanhado pelo diretor do Centro Ciência Viva dos Arcos, José Carlos Fernandes, dirigiram-se ao palco, dando as boas-vindas a todos e convidando a usufruir deste novo espaço, que foi cofinanciado por Fundos Europeus, especificamente destinados a requalificação do património natural.

homens falando num palco, rodeados por crianças e jovens

De acordo com o autarca, trata-se de “um espaço que está disponível para todos, um espaço de convívio, de lazer, para atividades culturais, atividades desportivas, lúdicas, recreativas… é um bocadinho agora a imaginação daqueles que podem, eventualmente, promover iniciativas, mas está pensado para as pessoas poderem usufruir, pura e simplesmente, apreciando a paisagem, divertindo-se com aqueles que mais gostam, para termos oportunidade de criar memórias”, destacou.


Recorde-se que o Ecoparque do Vez foi construído num terreno que a Câmara Municipal adquiriu, e que foi todo arranjado, dando origem a este “espaço relvado, um espaço de circuito, acessível para pessoas que têm problemas de mobilidade que, no elo de ligação entre duas partes da ecovia, entre o Campo do Trasladário e a Praia Fluvial da Valeta, é feita não só pelos circuitos que foram criados aqui, mas por um passadiço, que é em altura, junto às copas das árvores, que nos permite ter outra perspetiva sobre o espaço que estamos a vivenciar mas, acima de tudo, uma perspetiva fantástica sobre o rio Vez”, realçou ainda João Manuel Esteves.

jovens junto a um terreno relvado onde se lê "VEZ"

Os passadiços têm uma extensão aproximada de 300 metros, e permitem fazer a ligação da Ecovia. Este novo espaço dá, assim, continuidade à requalificação das margens ribeirinhas do rio Vez.


Esta obra com recurso a fundos comunitários integra a Operação NORTE-04-2316-FEDER-000352 | Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico - 3º Fase (Rua Félix Alves Pereira / Arcos de Valdevez), cofinanciada pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional NORTE2020 - Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental e com um Investimento Elegível de 1.315.744,31 € e Comparticipação Comunitária de 1.002.410,25 €.

jovens num parque relvado, e outros em passadiços junto à copa das árvores



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page