20 de Maio, 2024
A EarthCheck, órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), renovou o selo prata (nível 3) que certifica o concelho de Melgaço como destino turístico sustentável. Melgaço é o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) com esta distinção.
A renovação desta certificação internacional comprova o trabalho que a autarquia tem feito para continuar a responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck, rumo a um concelho cada vez mais sustentável.
«O objetivo definido pelo nosso município é atingir o nível ouro em 2026, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua. Vamos, assim, dar continuidade ao trabalho desenvolvido e incrementar melhorias, alicerçadas num trabalho integrado, colaborativo e participativo, onde solicitamos a participação ativa dos vários agentes, públicos e privados, stakeholders e comunidade local, em prol de um Melgaço cada vez mais sustentável», considera o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, reforçando que «a certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, que envolve cada um dos agentes do território, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável. E prova disso é a nova norma de certificação local que ousamos criar, recentemente, continuando, assim, a desafiar os diferentes atores do setor do turismo, certos de que só este esforço conjunto conduzirá ao desejo de tornar Melgaço cada vez mais sustentável e capaz de gerar procura turística com maior valor acrescentado.»
Saiba-se que os destinatários da norma local são agentes económicos de Melgaço de diferentes áreas: alojamentos, restauração, animação turística, vinhas e adegas e a estabelecimentos de ensino. O regulamento de adesão está disponível aqui.
Comments