top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

“Dá mais vida à tua roupa e ganha pontos”: Antigos estudantes do IPVC lançam app que aposta na sustentabilidade têxtil

24 de Outubro, 2024

EcoProve, a nova aplicação desenvolvida por antigos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, chega para incentivar a sustentabilidade no setor têxtil, promovendo a economia circular através da valorização das peças de roupa. A cada ação sustentável, como a reparação ou a doação de vestuário, os utilizadores acumulam pontos que podem ser trocados por vouchers em lojas parceiras.



David Braga e Diogo Assunção

A aplicação foi apresentada esta quinta-feira e nasce do trabalho desenvolvido por antigos alunos do curso de licenciatura em Engenharia Informática do Politécnico de Viana do Castelo.

 

"A EcoProve visa promover práticas de economia circular, incentivando os utilizadores a adotarem comportamentos que prolonguem a vida útil do têxtil e do vestuário e que reduzam o desperdício", explica o IPVC em comunicado. Num mundo ideal, dizem Diogo Assunção e David Braga, os utilizadores nem precisariam da App ou, no limite, até a instalariam como instrumento de ajuda para aferir, da melhor forma, o impacto das suas ações.

 

Mas, conscientes de que o mundo ideal não existe, estes dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo e atuais bolseiros no Projeto Be@t decidiram criar “uma app ‘gamificada’, em que o utilizador ganha pontos e pode trocá-los por algo.”

 

Na prática, o utilizador é incentivado a desempenhar ações mais sustentáveis e que promovam a longevidade das peças de roupa. De que forma? A resposta é simples. Optar pelo conserto em vez da substituição, partilhar, doar ou vender as roupas que já não usa. O envio das peças para reciclagem é também uma das opções apontadas, afirma a docente e orientadora do projeto, Estrela Cruz. Por cada boa ação, o utilizador recebe pontos ou medalhas que darão direito a vouchers para serem trocados em lojas parceiras.

 

Estes pontos e estas medalhas são, também, “formas de criar um ambiente mais compensador e competitivo, no bom sentido, uma vez que os utilizadores podem usar chats embutidos na App para falar, doar peças de roupa e vangloriar-se das medalhas conquistas”, descrevem os dois jovens de 21 anos, naturais da Póvoa de Varzim.

 

Sendo ainda uma versão beta e, por isso, numa fase inicial, Diogo e David não esperam uma grande afluência de utilizadores, uma vez que ainda não existem empresas associadas a disponibilizar vouchers. “Esperamos atrair empresas para esta causa, para aumentar a afluência de utilizadores e criar um movimento que promova a transição do setor têxtil e do vestuário para a economia circular. Além disso, pretendemos ter feedback das funcionalidades disponíveis para uma evolução contínua da aplicação”, rematam.

 

O Projeto Be@t – Bioeconomia para Têxtil e Vestuário para Reforço da Bioeconomia Nacional – tem como principal objetivo a promoção e a valorização da bioeconomia para têxtil e vestuário, contando com dezenas de entidades envolvidas no desenvolvimento das várias iniciativas.

 

Para já, a EcoProve está disponível na Play Store, mas é intenção dos dois jovens colocá-la também disponível na App Store, e deixam o repto a quem se quiser associar, sejam empresas ou utilizadores.



0 comentário

Comments


bottom of page