top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

DKC de Viana parceiro no projeto "River2Ocean" da Universidade do Minho



O projeto River2Ocean é desenvolvido pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho, e pretende criar soluções socio-ecológicas para a conservação e valorização aquática na Região do Minho.

O CBMA desenvolve investigação de excelência orientada para a resolução de problemas, criando novas ferramentas e estratégias, com impacto nos setores ambiental, biotecnológico, saúde, agroalimentar e industrial. Ao abordar a complexidade dos sistemas biológicos a diferentes níveis de organização, das moléculas à biosfera, a investigação realizada no CBMA permite uma abordagem holística para tratar de questões de bio-sustentabilidade, que abrangem diferentes perspetivas da biodiversidade.


A estratégia do CBMA para o período 2018-22 é baseada em três pilares: Investigação, Formação Avançada e Sociedades, os quais enraizados na missão de abordar a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.


O projeto “River2Ocean” pretende criar soluções socio-ecológicas para a conservação e valorização aquática na Região do Minho, destinadas a empresas do sector agroalimentar, da biotecnologia e do turismo, assim como a organizações não governamentais, municípios e decisores políticos.

As linhas de investigação do River2Ocean são as seguintes:

- Avaliação da biodiversidade aquática e pressões humanas na região do Minho;

- Valorização e exploração da biodiversidade aquática utilizando abordagens biotecnológicas para promover a bioeconomia;

- Gestão e conservação da biodiversidade aquática desde os serviços ecossistémicos à perceção dos cidadãos e à governança.


Estiveram presentes representantes de entidades com interesse na temática, nomeadamente Águas do Norte, Darque Kayak Clube de Viana, Município de Arcos de Valdevez e CIM Alto Minho.

A DKC de Viana fez-se representar no Workshop da Bacia Hidrográfica do Lima pelo seu presidente, Américo Castro.


A intervenção de boas-vindas e apresentação geral do projeto e dos objetivos do workshop ficou a cargo da Professora Cláudia Pascoal, vice-diretora do CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental e coordenadora do projeto. Posteriormente, o Professor Ronaldo Sousa apresentou os benefícios e os conflitos regionais da biodiversidade aquática. A fechar a Sessão 1, a Investigadora Cláudia Carvalho-Santos fez uma breve apresentação sobre os serviços dos ecossistemas aquáticos.


Após a sessão 2, que contou com a colaboração dos participantes na resposta individual a um inquérito relacionado com a perceção do valor da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, seguiu-se a Sessão 3 com a discussão em grupo de um mapeamento participativo. A finalidade desta atividade dinâmica era que os participantes assinalassem no mapa os serviços dos ecossistemas, entre os quais, de aprovisionamento, regulação e culturais.


"A DKC de Viana também contribuiu com propostas para a prevenção da disseminação das algas invasoras, nomeadamente as que são transportadas de rio para rio nos cascos de embarcações.", refere a DKC de Viana em comunicado.

Por último, os membros do projeto apresentaram as principais conclusões do projeto, abrindo espaço para os participantes partilhares sugestões, ideias, debatendo-se os próximos passos.


"A participação das várias entidades, tal como o Darque Kayak Clube de Viana revela-se de extrema importância para o sucesso do River2Ocean, na medida em que não só contribui para garantir a proximidade do projeto à realidade da Bacia Hidrográfica do Lima, como também concorre para otimizar a aplicação e disseminação dos resultados do projeto.", considera o presidente da DKC, Américo Castro.


A DKC de Viana refere que, recentemente, através do seu presidente, esteve presente, na Universidade do Minho, a assistir à apresentação de algumas conclusões do projeto, e também, como participante, para dar o seu contributo ao assinalar e mapear as áreas de intervenção no Rio Lima (do seu ponto de vista) tendo estado presentes a Águas do Norte, Darque Kayak Clube de Viana, Município de Arcos de Valdevez e CIM Alto Minho.





Comments


bottom of page