Mais uma atleta da DKC de Viana a ser chamada à equipa nacional. Desta vez foi Maria Enes a cumprir o seu objetivo a vencer a Taça de Portugal de regatas em linha (especialidade olímpica) e a seletiva nacional que lhe dá o tão desejado estágio.
O Presidente da Darque Kayak Clube (DKC) de Viana, Américo Castro, afirma que "a maratona na canoagem está a passar dias difíceis a nível nacional e internacional, veja-se o último campeonato da europa que teve escalões que não conseguiram o número de atletas suficientes para dar o título e outros apenas tiveram quatro atletas a dar o título."
Américo Castro acredita que esta crise deve-se ao facto de [a maratona] não ser uma especialidade olímpica e a necessitar de novo formato. Informa que estão a ser equacionados outros formatos que sejam mais atrativos para os atletas e que deem algum espetáculo para o público.
Mesmo assim e "para contribuir com mais alguma dignidade a esta especialidade, a DKC de Viana inscreveu apenas cinco dos seus atletas para uma experiência na maratona."
Com Valéria Araújo a conquistar o 4.º lugar em c1 sénior na Taça de Portugal de Maratonas, André Barreto a estrear-se na especialidade e a conseguir o 6.º lugar em c1 júnior e Tomás Marques, também em estreia, a alcançar o 19.º k1 júnior e a pontuar.
A COVID-19 também vai marcando lugar, inibindo um ou outro atleta de estar em competição, lamenta Américo Castro.
Apesar de tudo, o presidente da DKC considera que esta foi uma "experiência positiva para estes atletas e para o clube que como clube olímpico continua a perseguir os princípios olímpicos – amizade, respeito e excelência."
Comments