Sucessor de Antoine Launay, atleta da Darque Kayak Clube (DKC) de Viana que foi 11.º nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Lucas Jacob está em Londres à conquista da vaga olímpica par os Jogos Olímpicos de Paris, que se vão realizar em 2024. O atleta daquele clube vianense foi convocado pela Federação Portuguesa de Canoagem para o estágio da equipa nacional e a disputa do Campeonato de Mundo de Slalom em Londres em k1 absoluto.
Trata-se de uma competição que se destina a qualificar as vagas para os atletas que vão estar presentes em Paris e decorre de 19 a 24 de setembro de 2023 em Lee Valley, Reino Unido.
"Objetivo extremamente difícil de concretizar por este atleta ainda sub 23, mas que representa a selecção nacional sénior ao mais alto nível, face às vicissitudes vividas desde 2022.", refere a DKC em nota de imprensa.
Este ano de 2023, Lucas Jacob já disputou ao serviço da seleção nacional o campeonato da europa absoluto, (também serviu de qualificação olímpica, apenas para o vencedor); o campeonato da europa sub-23 e o campeonato do mundo sub-23, além de várias Taças do Mundo.
A DKC de Viana e a seleção nacional portuguesa querem repetir os ciclos anteriores com presenças nos Jogos Olímpicos na especialidade de slalom.
"A DKC é provavelmente o único clube do concelho de Viana do Castelo que até hoje tenha conseguido presença de um atleta nos Jogos Olímpicos", relembra.
Lucas Jacob entra em ação, hoje, dia 19 de setembro.
Além do atleta deste clube vianense vão estar a disputar a vaga por Portugal José Carvalho da Associação Desportiva de Amarante (olímpico em Rio de Janeiro 2016 com o 9.º lugar), Frederico Alvarenga do Aventura Marão Clube e João Cunha do Águas Bravas Clube, ambos em k1.
Fotos: Adam P. foto 23 e ICF
コメント