A pista Azenhas do Pagade, no Rio Coura, pista da DKC de Viana e Teixugos foi palco da Taça Ibérica de slalom 2023, prova organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Galega e “Teixugos”. Quatro kayakistas da Darque Kayak Clube de Viana alcançaram as finais.
A jogar em “casa” a DKC de Viana trouxe uma equipa sem alguns dos seus melhores elementos, mas com novos canoístas a iniciarem-se em provas internacionais.
A competição foi animada, com os Masters portugueses da DKC de Viana a vencerem nas categorias “B” e “C”, nomeadamente, Cristóvão Esperança e Américo Castro, ambos campeões nacionais nas suas categorias.
Nos infantis, foi a vez de Tiago Vieira alcançar pela primeira vez o pódio em provas de águas bravas, com o terceiro lugar, tendo sido o segundo melhor português.
Alexis Esperança, campeão nacional júnior, mas a competir pela primeira vez como sénior foi o terceiro melhor português e o segundo melhor sub-23, tenho alcançado na geral o 6.º lugar Ibérico. Uma boa estreia, tanto mais que no ano passado foi campeão Ibérico k1 júnior tendo disputado o campeonato europeu de slalom em 2022.
Pedro Martins na sua estreia como Júnior, foi 10.º em k1, tendo sido o segundo melhor português na sua categoria.
No sector feminino, Daniela Almeida e Marta Jooris alcançaram o 4.º e 5.º lugares, respetivamente.
Comments