Um conjunto de artistas, técnicos e produtores de conteúdo de Viana do Castelo uniram-se para criar uma série de 10 episódios em que DJs locais procuram interpretar locais da identidade natural e cultural do concelho. O primeiro episódio é transmitido este domingo, 27 de março, nas redes sociais do projeto.
“Respira Open Air” nasce da sinergia entre cultura e natureza, explorando a identidade vianense aliada à música. Uma iniciativa ao ar livre, gravada sem público, que apresenta um conjunto de sessões de música (DJ set) proporcionado por um grupo de artistas do concelho que viram as suas atuações canceladas durante um longo período devido à pandemia.
O primeiro episódio é transmitido este domingo, dia 27 de março, nas redes sociais do projeto (https://www.facebook.com/openRESPIRA/), tendo esta primeira filmagem sido feita no Parque Eólico de Carreço-Outeiro.
Os outros locais selecionados para a gravação destes episódios foram as Cascatas do Poço Negro, Praia do Lumiar, Praia do Cabedelo, Santa Luzia, Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Estação de Caminhos de Ferro, Moinhos de Montedor, Parque Ecológico Urbano e Parque Eólico Flutuante.
O projeto, promovido e desenvolvido por FoxPro e Mediaviv, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, envolveu cerca de 20 profissionais de diferentes áreas, entre DJs, técnicos de som, técnicos de luz, técnicos de imagem e produtores de vídeo.
Mais do que um DJ set num local idílico, esta série de 10 episódios transmitidos em formato de vídeo pretende contar a história de cada local, com curiosidades e factos históricos relevantes, conjugando na narrativa imagens e sons atuais. O Respira Open Air pretende, assim, contribuir para a valorização cultural de Viana do Castelo, integrando boas práticas de sustentabilidade nos seus três pilares – ambiental, económico e social.
A música, aliada às paisagens únicas de Viana do Castelo, representam uma nova perspetiva e uma forma de promoção e divulgação das paisagens locais. O projeto alia, de modo criativo, filmagens de qualidade, com música de DJ sets de artistas locais, com conteúdos gráficos, fomentando a importância cultural e ambiental de paisagens do concelho.
Commentaires