O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresentou, esta terça-feira à noite, a programação do Festival de Teatro de Viana do Castelo 2023, que se realizará de 10 a 19 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Este é um Festival que se distingue pela acessibilidade e inclusão.
A abertura da sétima edição do festival está a cargo da companhia vianense com a estreia do espetáculo Manuela Rey Is In Da House, encenado por Frán Núñez, numa coprodução com o Centro Dramático Galego, Teatro Nacional São João e Teatro Nacional D. Maria II. O espetáculo fará duas récitas, dia 10 de novembro, às 21h00 e dia 11 de novembro, às 19h00.
Dia 13 de novembro, às 21h00, a Comuna - Teatro de Pesquisa, apresenta a comédia Não Andes Nua Pela Casa, espetáculo encenado por João Mota, na Sala Experimental. Na mesma sala serão apresentados os espetáculos: Esse Caminho Longe, da companhia CEM Palcos com encenação de Graeme Pulleyn e Mário Meirelles (dia 14, às 21h00), Diálogo de Sombras, do Tranvía Teatro com encenação de Cristina Yáñez (dia 15, às 21h00) e Desumanização, do Teatro Art’Imagem, com encenação de José Leitão (dia 17, às 21h00).
Na Sala Principal, dia 16 de novembro, às 21h00, o Teatro do Vestido apresenta Naquele Dia, Não Passou na Televisão, de Joana Craveiro e no dia 18 é a vez da ENSEMBLE – Sociedade de Actores com Mulheres de Shakespeare, um espetáculo encenado por Carlos Pimenta, às 21h00.
O Festival apresenta dois espetáculos para a infância: Porta do Céu, da CTB – Companhia de Teatro de Braga, com encenação de Elene Matskhonashvili, dia 11 de novembro, às 11h00 e o espetáculo Famílias, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, com encenação de Catarina Requeijo, dia 18, às 11h00 e às 17h00 na Sala Experimental.
A 7ª edição conta com um dia adicional, dia 19 de novembro, para a estreia da comédia Solteira Casada Viúva Divorciada encenada por Mário Redondo e com interpretação de Melânia Gomes, às 21h00, na Sala Principal.
Numa organização conjunta entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, "este é um Festival que se distingue pela acessibilidade e inclusão, com Legendagem em diferentes idiomas Audiodescrição e Reconhecimento de Palco, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, e Conversas Pós-Espetáculo em todos os espetáculos", destaca a companhia vianense.
Os bilhetes estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online e existem Passes do Festival que podem ser adquiridos no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A programação completa pode ser consultada em www.tmsm.pt.
Foto de capa: © João Grisantes
Comentarios