Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, os 21 Centros Ciência Viva (CCV) do país trocam de diretores, numa operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede, promovendo a ciência a nível nacional. Rosalia Vargas, Diretora do Pavilhão do Conhecimento, ruma até terras minhotas, onde vai dirigir, em Arcos de Valdevez, o Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya.
A troca de cadeiras vai servir para transportar diferentes programas e aprendizagens e desafiar as equipas de cada Centro Ciência Viva a proporcionarem experiências inspiradoras aos visitantes, com o empenho de sempre, mas num ambiente diferente do habitual.
Ao longo de três dias, muitas atividades experimentais vão mobilizar professores, estudantes, cientistas, políticos e cidadãos. Numa nota, a autarquia arcuense realça que a próxima Reunião de Câmara, dia 9 de novembro, quinta-feira terá lugar nas instalações do Centro Ciência Viva dos Arcos.
O programa também apresenta um vasto conjunto de Oficinas experimentais para crianças, jovens e adultos, com palestras sobre temas de grande relevo, desde solos, plantas aromáticas e medicinais até às energias renováveis. Também haverá corridas de carrinhos solares e cozinhados em fornos ao ar livre. Conta-se, ainda, com a presença do já apelidado Indiana Jones das macieiras portuguesas, Raul Rodrigues, com degustação de maçãs minhotas. Para sabermos por que nem todas as maçãs portuguesas estão à venda nos supermercados… e parece que são mais de 100 as identificadas na região do Minho.
"A criação da Escola Ciência Viva dos Arcos, dentro do museu, vai ser discutida em reunião com a presença da Direção das Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez e das Associações de Pais", adianta a mesma nota.
Esta é uma iniciativa da Rede de Centros Ciência Viva, a nível nacional.
Mais informação em: https://www.cienciaviva.pt/centroscv/rede/hoje-quem-manda-sou-eu/2023
Comments