A Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência no Centro Ciência Viva dos Arcos/Oficinas de Criatividade Himalaya, no passado dia 10 de fevereiro, teve a honra de receber Elvira Fortunato, que se associou a este evento, na dupla qualidade de Mulher/Investigadora e responsável pela tutela da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal.
Ser cientista e investigadora no feminino e igualdade de género na ciência foi o mote da "Conversa no Feminino", que contou com ilustres convidadas, mulheres e raparigas de diferentes áreas do saber científico e dezenas de participantes no público.
A sessão de abertura contou com as intervenções da Ministra Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, do Diretor Geral da Educação, Pedro Cunha e do Diretor do Centro Ciência Viva dos Arcos, José Carlos Fernandes.
Num segundo momento, foi realizada a celebração de protocolos de parceria entre o Centro Ciência Viva dos Arcos e 13 Agrupamentos de escolas com Clubes Ciência Viva, visando promover a cooperação no acesso dos alunos a práticas científicas inovadoras.
O evento terminou com o lançamento da segunda edição do livro “Raparigas na Ciência”, por Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva. Este livro reúne o testemunho de 100 estudantes, de norte a sul do país, que têm demonstrado o seu interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia, inspirando as novas gerações a seguir percursos académicos e profissionais nas diferentes áreas científicas.
"A celebração deste dia foi um momento importante de partilha entre as cientistas e a comunidade, acerca do seu contributo no progresso da Sociedade e uma forma de alertar para as desigualdades de género que afetam, tanto o acesso de mulheres e raparigas às áreas da ciência e tecnologia, como as suas carreiras nestes domínios", salienta o Município arcuense em nota de imprensa.
Esta é mais uma iniciativa do Centro Ciência Viva dos Arcos/Oficinas de Criatividade Himalaya, que conta com uma agenda de eventos, que tem atraído muitos alunos e público em geral.
O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, instituído a 11 de fevereiro pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa incentivar e promover o acesso de todas as raparigas e mulheres à formação e educação na área das ciências.
Comments