top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Desafios da transição digital na Administração Pública estiveram em debate no Alto Minho

O evento da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) Cibersegurança na Transição Digital da Administração Pública, além de um conjunto de especialistas de referência em cibersegurança, reuniu várias dezenas de participantes, sobretudo funcionários dos municípios do Alto Minho, para debater os desafios da transição digital nas organizações, no passado dia 28 de novembro, nas instalações do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, em Arcos de Valdevez.





homens debatendo sobre tecnologia

Esta iniciativa marcou o encerramento do projeto Egov Alto Minho 2020, financiado pelo NORTE-09-0550-FEDER-000038. Segundo Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, o Egov Alto Minho 2020, que incidiu nos desafios da transição digital, foi constituído por um vasto conjunto de atividades ao longo destes anos. “Procurámos juntar sobretudo os responsáveis técnicos dos municípios para os ajudar a terem instrumentos de trabalho que permitam desenhar ferramentas e utilizar medidas que contribuam para mitigar o risco de ficarmos com os nossos dados corrompidos ou saqueados”, avança citado em nota de imprensa.


António Costa, do Centro Nacional de Cibersegurança e um dos oradores de referência, considera que o evento Cibersegurança na Transição Digital da Administração Pública foi extremamente importante, pois, além de potenciar o networking e ser uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias, “permitiu partilhar informação relevante sobre quais as respostas existentes a nível nacional para apoiar a transformação digital nas organizações, sejam Administração Pública ou PMEs, como os Polos de Inovação Digital e o Centro Nacional de Coordenação em Cibersegurança, ou que estão a ser desenvolvidas, como a Rede de Centros de Competência em Cibersegurança, que prevê a instalação de sete Centros de Competência em Portugal, um deles na Zona Norte”.

homem fazendo uma apresentação perante uma plateia
João Paulo Barraca

homem falando para uma plateia
Sérgio Ferreira

Neste evento também se destacaram as participações de Sérgio Ferreira, da SGS Portugal, João Paulo Barraca, da Universidade de Aveiro, Henrique Santos, da Universidade do Minho, Luís Barreto, Pedro Pinto e Sara Paiva, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Emília Cerdeira e Fátima Costa, da CIM Alto Minho. As boas-vindas estiveram a cargo de Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, de Sérgio Lopes, diretor-geral do CiTin, e de João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

três homens numa mesa a apresentar um debate
Sérgio Lopes, João Manuel Esteves e Manoel Batista

Este evento da CIM Alto Minho foi organizado em colaboração com o CiTin e o IPVC.




0 comentário

Comments


bottom of page