top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorJorge Costa

DataCoLAB vai criar quase 150 empregos qualificados

Atualizado: 19 de jul. de 2021



Foi celebrado o contrato de comodado que permite à Câmara Municipal de Viana do Castelo e ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avançar com a criação do Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados – DataCoLAB, numa parceria que vai permitir criar perto de 150 empregos qualificados.



Durante a cerimónia, que aconteceu no IPVC, foi, assim, celebrado o contrato de comodato das instalações, por 20 anos, com a Câmara Municipal. O DataCoLAB, reconhecido pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), por um período de cinco anos, renovável, visa “proporcionar serviço de inovação em dados a Pequenas e Médias Empresas (PME), através de formação avançada com cerca de 40 cursos, prevendo-se a criação de 46 postos de trabalho diretos e 100 indiretos”.


A investigação é a principal aposta deste laboratório composto por diversas entidades, sendo liderado pela empresa multinacional SGS e copromovido pelas empresas FI Group Portugal e Smartwatt. Em representação do mundo científico, a nova estrutura conta com a presença do IPVC e das Universidades do Minho, do Porto e Nova de Lisboa.



Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o DataCoLAB “só por ser um projeto colaborativo, será um bom projeto para o país”.


Já o Presidente do Instituto Politécnico, Carlos Rodrigues, defende que “a criação deste laboratório representa um “momento importante para o país e, sobretudo, para a região”.


Também a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, acredita que o DataCoLAB “vai servir de alavanca a muitos projetos e vai permitir atrair e fixar jovens e talento na região, criando uma dinâmica muito importante para fomentar e consolidar parcerias”.


Para João Marques, da multinacional SGS, este laboratório “é uma oportunidade para Viana do Castelo, para a região e para o país”, admitindo que o DataCoLAB será “um veículo de inovação para resolver problemas reais das empresas e instituições”.


Com cerca de 5.000 alunos, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem seis escolas - de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTeSP e outras formações de caráter profissionalizante.



0 comentário

Comments


bottom of page