A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, representada pela vereadora do Associativismo, Emília Cerdeira, realizou uma sessão de boas-vindas a um grupo de jovens que se encontra no concelho até dia 11 de fevereiro, no âmbito do projeto Peripheral Youth Makers, da Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche.
O projeto Peripheral Youth Makers tem como principal objetivo a mobilização de jovens artistas e/ou criativos para a realização de uma mudança de perspetivas sobre o mundo rural e envolve jovens e organizações de zonas rurais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, da comunidade Valenciana (Espanha), Aragón (Espanha) e Emília Romana (Itália) procurando fomentar a participação juvenil em atividades criativas dos seus territórios; a colaboração entre jovens promovendo a realização de ações em rede; e a criatividade, bem como facilitar o aparecimento de novas narrativas sobre as zonas rurais.
Este projeto tem como parceiros a Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche/Juventude (Arcos de Valdevez), Jóvenes Dinamizadores Rurales de Aragón e Legambiente Ligonchio (Itália) e é coordenado pela Euroimpulse Network, sediada em Valência (Espanha).
Durante os 16 meses do projeto, o(a)s jovens envolvido(a)s participarão em diversos momentos formativos, estando, neste momento, a Juventude de Vila Fonche a receber o segundo Curso de Formação. Para além disso, levarão a cabo diversas atividades/eventos artísticos nas suas próprias comunidades.
Emília Cerdeira fez uma breve resenha do território a nível histórico, cultural e gastronómico, e abriu as portas do concelho a estes jovens, deixando certo que serão sempre bem-vindos a Arcos de Valdevez quando quiserem regressar.
Komentar