4 de Novembro, 2024
No âmbito do projeto municipal de mobilidade e reorganização do trânsito automóvel no centro histórico da vila, a Câmara Municipal de Monção instalou um separador central na Avenida General Humberto Delgado, mais conhecida como Alameda dos Néris.
A intervenção, efetuada num local histórico e afetivo para todos os monçanenses, com olhar privilegiado para o rio Minho, "teve como fundamento a simplificação da circulação automóvel, em ambos os sentidos, assegurando, em paralelo, prioridade à segurança e mobilidade pedonal", explica a autarquia em nota enviada às redações.
Pretendeu-se, também, "garantir um acesso mais facilitado e célere ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Monção, precavendo, desta forma, a necessidade imprescindível de uma resposta positiva aos meios de socorro em situações de emergência", acrescenta.
Além de proporcionar uma maior disciplina na circulação dos veículos, a presente intervenção possibilita, igualmente, a libertação de alguns lugares de estacionamento no Largo dos Néris, até agora disponíveis, apenas, a veículos municipais.
Com enfoque na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030, o processo de valorização da Alameda dos Néris terá continuidade a breve prazo, através da colocação de elementos florais e a instalação de novo mobiliário urbano.
O projeto municipal de mobilidade sustentável e consciente, visível nas recentes intervenções efetuadas na Praça da República, largo da antiga estação da CP e Avenida D. Afonso III, tem como princípio orientador a criação de espaços públicos mais acolhedores, eficientes e centrados nas pessoas.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, “Este trabalho permanente, com objetivos precisos na conceção de projetos e na execução de obras, responde ao desafio de contribuirmos para que o núcleo urbano de Monção se transforme, progressivamente, num lugar de encontro e convivência de munícipes e visitantes, complementando a componente humana com a requalificação urbanística e a envolvência paisagística”.
Comments