Todas as corridas têm uma causa, seja angariar fundos para uma instituição, correr por solidariedade, por amor ao desporto, e por que não, juntar dois aspetos relevantes da cultura portuguesa: a atividade física e o ato social de partilhar uma cerveja? Assim surgiu o movimento Beer Runner que, no dia 2 de setembro, chega a Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.
A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu esta terça-feira, 22 de agosto, no Centro Cultural de Viana do Castelo, e contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Ricardo Rego; do Secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio; de Miguel Borlido e de Diogo Morais, da Crossfit Viana do Castelo; de Aires Rocha, da Xlife Events, parceiros na organização do evento, e de Otávio Costa, da OG & Associados, que assegura a organização do Festival da Cerveja & Marisco - Maresia, que irá decorrer paralelamente ao Beer Runners, de 29 de agosto a 3 de setembro.
O Secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio, apresentou o evento como “um movimento internacional, que surgiu em 2007, em Filadélfia (EUA), em que um grupo de rapazes americanos ouviram falar e leram um artigo científico publicado por um professor da Universidade de Granada (Espanha), que dizia que a cerveja no final de provas que envolvem esforço físico era um magnífico complemento para hidratação e recarga de antioxidantes e vitaminas”, salvaguardando que se trata de cerveja consumida com moderação e com baixo índice calórico. Resumindo, o conceito da Beer Runners é “reunirem-se numa cidade, organizarem provas desportivas para essa corrida, com o objetivo de, no final, ocorrer um brinde pela cerveja”, explicitou o responsável.
Entretanto, o movimento Beer Runners chegou à Europa, e em Portugal foi organizada a primeira edição no dia 3 de novembro de 2019, em Lisboa, tendo juntado cerca de um milhar de pessoas. Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 acolhe, assim, a 2 de setembro, a 2ª edição deste evento, pelas 10h00. Os participantes podem inscrever-se quer na corrida de 10 Km, quer na caminhada de 5 Km (inscrições em: www.beerrunners.pt ).
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, referiu que “estamos nos seis meses de Cidade Europeia do Desporto e num pós-Festas da Agonia, e entendemos que era o momento de realizar uma atividade desportiva que fosse, ao mesmo tempo, um período de lazer, de confraternização e de socialização, quer dos vianenses, quer dos turistas que nos vão visitar no Beer Runners.”
Assim, o objetivo deste evento é associar a prática do desporto, com a confraternização em torno da cerveja, promovendo hábitos de vida saudáveis, numa nova modalidade, com organizadores locais, descentralizando o evento.
Viana do Castelo, acolhe, ainda, nesse fim de semana, a Super Taça Ibérica de Andebol, o Torneio de Basquetebol e o Festival Maresia, pelo que são esperados “cerca de meio milhar de participantes” no Beer Runners, afiançou a organização.
O percurso desta prova será feito dentro da cidade, percorrendo toda a zona da marginal, junto à área ribeirinha e todas as pessoas que tenham interesse podem inscrever-se, não havendo limite mínimo de idade para concorrer. Todos os participantes que cruzarem a meta terão oportunidade de degustar uma cerveja (com ou sem álcool), sendo que no momento da inscrição terão de indicar a idade, pelo que apenas quem tenha mais de 18 anos receberá uma ficha para trocar, no final da corrida, por uma cerveja.
No evento, estarão presentes quatro stands de cerveja, representando cervejas nacionais Lager de baixo grau alcoólico.
O movimento Beer Runners surgiu em 2007. Começou a ser muito difundido em 2015/2016 na Dinamarca e na Holanda, tendo chegado mais tarde a Espanha, país onde está bastante difundido, existindo em praticamente todas as províncias.
Em Portugal, a comunidade de cervejeiros conta com mais de 105 membros e a Associação de Cervejeiros de Portugal possui atualmente 20 associados.
Bình luận