28 de Outubro, 2024
No âmbito do seu plano de atividades, a Comissão de Ambiente e Energia (CAENE) deslocou-se a Terras de Bouro no dia 21 de outubro, onde foi recebida pelo Executivo Municipal nos Paços do Concelho, local onde se realizou uma sessão de trabalho deste périplo que a comissão realizou ao longo de dois dias na região.
O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, apresentou um conjunto de projetos desenvolvidos em parceria com o ICNF, a Fundação Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Durante a apresentação, também destacou os desafios e limitações enfrentados devido a diversos instrumentos de ordenamento do território, como a Carta de Reserva Ecológica, o Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada (POAC), a Carta de Perigosidade, a Carta de Reserva Agrícola Nacional, o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e a Rede Natura 2000. Manuel Tibo apelou aos deputados da Comissão de Ambiente e Energia (CAENE) para a necessidade de um maior investimento do governo central em Terras de Bouro, um concelho de enorme valor ambiental que abriga o único Parque Nacional do país. O autarca defendeu que é essencial proporcionar qualidade de vida às populações locais, promovendo um desenvolvimento económico sustentável e gerador de riqueza, de forma a combater a desertificação contínua destes territórios.
A delegação parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia, liderada pelo deputado Salvador Malheiro, teve a oportunidade de conhecer em detalhe os projetos e as áreas abrangidas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, aspetos destacados na reunião pelos Presidentes das Câmaras de Terras de Bouro, Manuel Tibo, de Montalegre, Fátima Fernandes, de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, de Ponte da Barca, Augusto Marinho e de Melgaço, Manoel Batista.
Comments