Organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com a colaboração do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o evento reunirá especialistas de referência em cibersegurança nas instalações do CiTin, em Arcos de Valdevez, na próxima terça-feira, 28 de novembro.
Este evento gratuito é essencialmente um momento de debate em torno dos desafios da transição digital, realiza-se no âmbito do encerramento do projeto Egov Alto Minho 2020, financiado pelo NORTE-09-0550-FEDER-000038, e é dirigido, principalmente, às instituições públicas do Alto Minho e às entidades que com elas se relacionam. "Pretende debater a cibersegurança na transição digital na Administração Pública e refletir sobre os riscos e as oportunidades decorrentes da sua atividade de interação no ciberespaço", explica a CIM Alto Minho.
A primeira Palestra deste encontro intitula-se “A Cibersegurança na Transição Digital: O Caminho para a maturidade e resiliência das organizações”. Estará a cargo de António Costa, consultor do Departamento de Capacitação Técnica e Organizacional do CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança, focado em atividades relacionadas com inovação, resiliência e maturidade em Cibersegurança com responsabilidades de gestão e coordenação de iniciativas como o Polo de Inovação Digital - C-HUB: Cybersecurity Digital Innovation HUB e a Rede de Centros de Competência em Cibersegurança (C-Network).
Segue-se a Palestra dedicada à temática “Compliance e boas práticas de cibersegurança para a Administração Pública” por Sérgio Ferreira, coordenador digital, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios na área da cibersegurança e pelo arranque do Digital Trust Lab da SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência, que tornou a SGS a primeira entidade a trabalhar a proteção dos dados, a cibersegurança e a certificação em simultâneo, através da prestação de um conjunto de serviços de segurança digital.
“Cibersegurança como Fator Crítico de Sucesso para a Transição Digital da Administração Pública” é a terceira Palestra do dia. Será proferida por João Paulo Barraca, vice-diretor do Mestrado em Cibersegurança do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, onde também desempenha funções de consultor científico no Gabinete de Cibersegurança da Reitoria.
“Gestão de Ciberriscos e Ciberameaças na Administração Pública: da identificação à mitigação" e “Segurança Cibernética: Desafios e oportunidades para a capacitação da Administração Pública, das Empresas e do Cidadão" são os títulos das Mesas Redondas que decorrerão durante este dia.
Este evento é de inscrição obrigatória no seguinte link:
Commenti