CIM Alto Minho lança projeto "Iqual Campus" para promover igualdade de género no trabalho
- Fernanda Pinto Fernandes
- 22 de out. de 2024
- 2 min de leitura
22 de Outubro, 2024
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai realizar, no próximo dia 30 de outubro, a sessão de lançamento do projeto transfronteiriço “Iqual Campus”. A sessão, que decorre durante a manhã, a partir das 09h30, na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, visa apresentar o projeto e promover o debate sobre a igualdade de género no mundo laboral.

O projeto “Iqual Campus”, do qual a CIM Alto Minho é parceira, é financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, sendo liderado pela Junta da Galiza, em parceria com Universidade de Santiago de Compostela, Universidade do Porto, e a CIM Cávado. "Este projeto transfronteiriço tem como principal objetivo melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação na área da igualdade de género, através da implementação de um sistema formativo piloto que pretende capacitar diferentes públicos, tanto em Portugal como em Espanha", explica a CIM Alto Minho em nota de imprensa.
A sessão de apresentação contará com a participação de representantes institucionais e especialistas na área da igualdade de género, no domínio académico, profissional e empresarial. A abertura da sessão ficará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, seguindo-se as intervenções de Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, que abordará o sucesso da parceria entre as entidades envolvidas, e de Pablo Fernández López, secretário-geral de Emprego e de Relações Laborais da Conselheria de Emprego, Comércio e Emigração da Junta da Galiza, que fará a apresentação oficial do projeto "Iqual Campus".
Ao longo da manhã, especialistas como Anália Torres, da Unidade de Sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, irão discutir o tema "Desenvolvimento e Igualdade de Género no Mundo Laboral", e haverá ainda um painel sobre “O papel da formação em Igualdade de Género no Trabalho”, com a participação de um representante da Universidade de Santiago de Compostela.
O programa inclui uma mesa-redonda sobre “Boas Práticas em Igualdade Laboral”, moderada pela jornalista Cláudia Viana, com intervenções de empresas de referência, dos dois lados da fronteira, seguindo-se um debate moderado por Maria Isabel Dias, da Universidade do Porto.
"Esta iniciativa representa um passo importante na promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, reforçando o compromisso com a igualdade de género e a valorização da cidadania ativa no território, assumindo-se ainda como um contributo relevante para a promoção de uma mudança positiva nas práticas laborais, tanto no Alto Minho como na Galiza", salienta a CIM.
Programa completo da inicitaiva e formulário de inscrição disponíveis em: www.cim-altominho.pt .
Comments