Entre 7 e 9 de setembro, Vila Nova da Cerveira acolhe as Olimpíadas Seniores "Olympics4All", que visam promover a prática desportiva junto da população sénior. Estes encontros anuais reforçam o intercâmbio social e cultural entre os cerca de 250 participantes dos 10 municípios alto-minhotos.
Após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19, as Olimpíadas Seniores 'Olympics4All' regressam ao seu palco de origem, o Município de Vila Nova de Cerveira, de 7 a 9 de setembro de 2022.
Pelo impacto social e desportivo no dia a dia das pessoas, este projeto encontra-se aberto para acolher mais participantes. Nesse sentido, pessoas com 60 ou mais anos de idade podem formalizar a sua inscrição na equipa do seu concelho. Em Vila Nova de Cerveira, os treinos gratuitos e monitorizados por um professor de desporto decorrem às segundas e quartas-feiras. Para mais informações, contacte 251 708 071 ou saude@cm-vncerveira.pt.
Cada concelho participante apresenta-se com uma equipa, previamente preparada graças à implementação de um programa de treinos semanais, que leva os atletas seniores a praticar várias modalidades que constam do regulamento do grande evento, desde Voleibol, Basquetebol, Natação e Futebol, além de jogos tradicionais como Boccia, Petanca, Malha e Corda.
Durante o evento ‘Olympics4all’, as delegações ficam hospedadas na ‘Vila Olímpica’ (município que acolhe o evento) ao longo dos três dias de competição. O jantar de gala que se realiza no último dia serve para anunciar a equipa vencedora, bem como o concelho do Alto Minho que vai acolher a edição do ano seguinte.
Sobre o 'Olympics4All'
A primeira edição do projeto Olympics4All de Vila Nova de Cerveira decorreu em setembro de 2015, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, cofinanciado pelo Programa Erasmus +. O impacto da iniciativa foi alvo de uma avaliação em abril de 2016, através da realização de inquéritos que revelaram que cerca de 30 por cento dos participantes seniores aumentaram a prática do exercício físico. O sucesso conduziu à organização de edições anuais, além do projeto ter sido alargado e replicado a seis países parceiros de uma nova candidatura IN COMMON SPORTS+ (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária), com mais de 450 atletas a participarem em treinos semanais.
Comments