O Centro de Interpretação do Território (CIT) - espaço cultural afeto ao Município de Ponte de Lima e baluarte da identidade cultural da região - vai inaugurar uma exposição temporária dedicada às lavadeiras ponte-limenses.
O Centro de Interpretação do Território é um espaço museológico que não se confina ao edifício, antes convida a visitar o território, a experimentar as vivências quotidianas da população limiana, no seu mais puro ruralismo. É a porta de entrada para conhecer práticas agrícolas ancestrais, tradições singulares e testemunhos únicos.
Com o objetivo de divulgar e homenagear uma prática ancestral de moças e donas de casa que habitavam as margens dos rios do concelho e que ainda hoje se acha representada em algumas freguesias, o CIT vai ter patente ao público a mostra intitulada “Povo que lavas no rio… Lavadeiras da nossa terra”, na sala principal do CIT, no Parque Temático do Arnado, de 21 de dezembro de 2021 a 26 de junho de 2022, e integrará fotografias antigas e atuais, poemas e cantigas, testemunhos de lavadeiras, bem como alguns objetos utilizados na lavagem da roupa.
O CIT está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Comments