top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Centro Cultural de Viana do Castelo exibe exposição "10 anos de Museu Nacional de Desporto"

Abriu hoje portas, na entrada do Centro Cultural de Viana do Castelo, a exposição “10 anos de Museu Nacional de Desporto 2012-2022”. No ano passado, o Museu Nacional do Desporto comemorou uma década de abertura ao público e esta mostra de entrada gratuita assinala os momentos mais marcantes e a atividade que o museu desenvolveu nesse período.




exposição com peças e momentos desportivos

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto inauguraram esta exposição que representa o arranque do projeto “Museu Fora de Portas”, que irá levar a todas as regiões do território nacional as várias exposições temáticas do Museu Nacional do Desporto. A exposição “10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022” estará aberta ao público, de forma gratuita, no Centro Cultural de Viana do Castelo de 30 de março a 31 de maio.

camisola e chuteira de futebolista em exibição numa exposição
© João Lomba

Nesta mostra passam-se em revista as cerca de 40 exposições que o Museu organizou – algumas em parcerias com outras entidades, dentro e fora das suas instalações –, destacando-se as mais emblemáticas. Nesta linha de tempo, cruza-se uma seleção dos maiores feitos por atletas portugueses que ficam na História do Desporto nacional. Nela encontram-se expostas peças da vasta coleção do Museu pelo seu valor ou pela sua relevância patrimonial e sentimental.


O Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, referiu que este foi “o pontapé de saída” desta mostra, que inaugurou ao público no Museu Nacional do Desporto em outubro passado e que sai agora em formato itinerante. O responsável destacou ainda a “relação próxima” entre o IPDJ e o Município “desde há muito tempo”, indicando que o facto de Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto “serve para incrementar esta relação, o que pode ter reflexo na alteração da realidade local em termos de clubes, associações e juventude”, referiu citado em nota de imprensa do Município de Viana do Castelo.


Nesse contexto, hoje foi também assinado um memorando de entendimento do Clube TOP, entre o IPDJ e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com vista a realização de ações de formação para agentes desportivos dos clubes e associações do município. “O Clube TOP está relacionado com a capacitação dos dirigentes nos pequenos clubes, ajudando na formação destas pessoas que se disponibilizam de forma voluntária a acederem a novas oportunidades de práticas desportivas, a conhecerem novas perspetivas para fazerem ainda melhor o seu trabalho”, declarou Vítor Pataco.

dois homens segurando um documento nas mãos
Vítor Pataco - Presidente IPDJ e Luís Nobre - Presidente CM Viana do Castelo (Foto: © João Lomba)

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou que este memorando “concretiza o que tem sido uma estratégia municipal de ver o desporto como elemento de coesão social e territorial”. “Os clubes e associações foram determinantes para o desafio de sermos Cidade Europeia do Desporto 2023, o que tem impacto em toda a nossa comunidade e visa o reconhecimento e capacitação de todos, incluindo dos dirigentes dos nossos clubes”, explicou.


O memorando de entendimento serve de base ao estabelecimento de uma parceria entre o IPDJ, I.P. e o Município de Viana do Castelo para a concretização de diversas ações que incluem a divulgação e promoção do Programa CLUBE TOP e dos pressupostos que lhe estão associados, junto dos potenciais interessados, designadamente, dirigentes, trabalhadores e demais colaboradores com responsabilidades de gestão e administrativas dos clubes desportivos locais.

pessoas de pé em frente a uma mesa, sorrindo para a câmara
© João Lomba

Tem ainda como objetivos a partilha de informações e conhecimentos técnicos que sirvam o desenvolvimento de iniciativas que visem uma adequação do Programa CLUBE TOP às necessidades do movimento associativo no quadro dos desafios da sustentabilidade e da boa governança; e o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas no âmbito das diferentes Medidas do Programa CLUBE TOP que contribuam de forma efetiva para a capacitação dos clubes desportivos locais, formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas, promoção da empregabilidade no desporto, valorização e reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pelos clubes locais em prol do desporto e da comunidade.




0 comentário

Comments


bottom of page