Vem aí mais uma edição de Caminha Medieval. O certame decorrerá entre os dias 24 e 28 de julho de 2024, sob o tema “740 anos da Outorga do Foral a Caminha”, anunciou hoje a autarquia.
De acordo com nota da autarquia, Caminha Medieval "tem como objetivo a recriação histórica de uma feira medieval, através do comércio, das artes e ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média, contribuindo deste modo para acrescentar valor ao território."
As normas de participação na Caminha Medieval 2024 foram aprovadas na última reunião do Executivo e as candidaturas devem ser submetidas através de formulário online até ao dia 18 de maio.
ÁREA ALIMENTAR
MERCADOR ALIMENTAR (Regatão)
TABERNEIRO
ÁREA NÃO ALIMENTAR
ARTESÃOS
MERCADOR NÃO ALIMENTAR
MERCADOR EXÓTICO
ESTABELECIMENTOS LOCAIS
Outorga de Foral à vila aconteceu em 1284
A 24 de julho de 1284, D. Dinis, Rei de Portugal, outorga a primeira Carta Foral à Vila de Caminha.
Caminha pela sua posição marítimo-fluvial privilegiada cedo viu a sua importância estratégico-militar ser reconhecida, sendo a sede agraciada com o seu primeiro foral em 1284.
A preocupação régia com o povoamento e a defesa, num território fronteiriço, implicou garantir aos seus habitantes segurança, isenção ou redução tributária, assim como novas formas de governação local.
Comments