top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Caminha conta com cinco postos equipados com desfibrilhadores automáticos externos

16 de Agosto, 2024

A Câmara Municipal de Caminha tem vindo a fazer uma forte aposta na defesa da sua população e a saúde é uma das áreas prioritárias. O Programa Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) enquadra-se neste esforço e, a partir de agora, estão disponíveis cinco equipamentos no concelho, devidamente certificados e licenciados, deu nota a autarquia.




rua com DAE

De acordo com a nota, entretanto foi dada formação a vários agentes e "são agora cerca de 70 as pessoas habilitadas a manusear estes desfibrilhadores", que não raras vezes fazem a diferença entre a vida e a morte, sobretudo em casos de paragem cardiorrespiratória.   


“Proteger a nossa população é sempre o nosso maior foco. Por isso, a partir de agora, a Câmara Municipal de Caminha tem certificados cinco postos de DAE, licenciados do INEM e que vão ter a parceria não só das corporações de bombeiros voluntários de Caminha e Vila Praia de Âncora, mas também da Guarda Nacional Republicana e da Capitania do Porto de Caminha, assim como dos vários agentes do território que participaram na formação e que estão também hoje aptos a socorrerem a nossa população”, explicou o Presidente da Câmara, Rui Lages, na apresentação dos equipamentos DAE. Especificou que foi dada formação a mais de três dezenas de pessoas da comunidade e são neste momento 68 as pessoas habilitadas a usar estes equipamentos em caso de situação de emergência.


Os cinco equipamentos estão localizados estrategicamente, nas freguesias de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Em Caminha, estão disponíveis três postos: junto ao Mercado Municipal, próximo do Pavilhão Municipal, que serve também a Escola Secundária de Caminha, e nas instalações do Estádio Municipal Morber.

DAE junto ao mercado
Um dos DAE está instalado junto ao Mercado Municipal de Caminha

Em Vila Praia de Âncora, os equipamentos DAE estão instalados na Rua Cândido dos Reis e junto às Piscinas Municipais, no contexto também da Escola Secundária, do Pavilhão Municipal e das Piscinas Municipais.


Rui Lages recordou que a paragem cardiorrespiratória é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos e que, em Portugal, estima-se que ocorram cerca de 10 mil casos todos os anos, quase sempre de forma súbita, inesperada e fora dos ambientes hospitalares.


“Quase sempre, a única forma eficaz para salvar a pessoa é a desfibrilhação elétrica, ou seja, o choque, como fator importante para amentar o tempo entre o momento em que ocorre o episódio crítico de colapso da vítima e o início das manobras de suporte básico de vida pelos técnicos habilitados”, diz Rui Lages.


Na definição do SNS, a paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Em consequência a pessoa: fica inconsciente, não responde, não respira ou não respira normalmente.


Já os objetivos do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, segundo o INEM, é precisamente a promoção da melhoria da sobrevida das vítimas de morte súbita de etiologia cardíaca. “O objetivo principal do programa é garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, entendida como o conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória. Este reforço é garantido ao difundir a capacidade de desfibrilhação em viaturas de emergência tripuladas por não médicos e em programas de DAE implementados em locais de acesso ao público, tornando-a efetivamente mais precoce”.



0 comentário

Comentários


bottom of page