No passado domingo, dia 30 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, inaugurou a exposição “Bichos de cá...bichos de lá”, da autoria da Universidade de Aveiro, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) (Brasil) e da ONG Osuwela (Moçambique), a qual se encontra patente no Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo, em Sistelo, até ao fim do mês de agosto.
Esta mostra consiste na apresentação de sete módulos com 41 painéis, que abordam um conceito/comportamento (ex: predação, mimetismo, parasitismo, etc.) ou aspeto de destaque (ex: espécies endémicas e ameaçadas) com exemplos de Portugal, Brasil e Moçambique. Desta forma, o visitante desta exposição pode observar como a natureza une estes três países (e o mundo todo) e fala uma só língua na forma como diferentes espécies ocupam as mesmas funções e desempenham os mesmos papeis por onde quer que viajemos.
Em cada canto do planeta Terra, a natureza apresenta-se plena de narrativas de drama e superação. Ao adentrar nos vários ecossistemas que cobrem as superfícies terrestres e aquáticas podemos observar diferenças mas também muitas semelhanças na forma como funcionam e como nos contam a sua história. No palco da Terra há milhões de atores, muitos dos quais não conhecemos. Mas conseguimos identificar alguns papeis, que por serem comuns a todos os ecossistemas, nos ajudam a decifrar os segredos que se escondem no cenário da Biodiversidade.
Comentários