top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorJorge Costa

Assinado contrato de comodato para gestão da Praça Viana

Contrato de comodato para gestão da Praça Viana assinado nos 45 anos da Escola Desportiva de Viana



A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou ontem o contrato de comodato com a Escola Desportiva de Viana para a gestão da futura Praça Viana. O autarca, José Maria Costa, indicou que a assinatura do documento no dia em que a coletividade assinalou 45 anos de existência representou “um momento particularmente feliz” e um voto de confiança à EDV.



O edil considerou que, nos últimos onze anos, se assistiu a uma transformação profunda no tecido desportivo e nos equipamentos desportivos do concelho”, indicando que a “maior centralidade” do desporto possibilitará a Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto em 2023, naquele que será “o corolário” do trabalho promovido.


Também o Presidente da direção da Escola Desportiva de Viana, Rui Jorge Silva, referiu que este foi “o culminar de um trabalho coletivo”. “A qualidade do espaço, associada à qualidade dos técnicos, vai gerar uma maior qualidade formativa”, realçou, recordando que um espaço próprio era uma velha ambição do clube.


Já o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Alberto Midões, destacou a “relação de confiança” entre os parceiros, naquele que considerou um “projeto para a vida”. “A Escola tem a enorme responsabilidade de dar corpo a um projeto da comunidade”, assegurou.


A empreitada de Reabilitação e Refuncionalização da Praça Viana, que conta um orçamento de quase 3,7 milhões de euros e com um prazo de execução de 18 meses, está a criar uma estrutura multifunções que pretende servir o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo. A refuncionalização deste equipamento está integrada na estratégia municipal de construção e requalificação de espaços desportivos para a Cidade Europeia do Desporto 2023.


A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área desportiva útil de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, num ‘campus’ desportivo, com requalificação do edifício e das zonas adjacentes. Assim, este equipamento municipal está a ser refuncionalizado, permitindo que fique ao serviço da formação desportiva e do desporto dos vianenses.


A futura Praça Viana resulta numa parceria com a Escola Desportiva de Viana, assumindo o espaço uma dupla função, já que durante o dia e nos períodos de atividades letivas estará ao serviço da comunidade escolar, sendo depois utilizado como equipamento de apoio às atividades da EDV.


O piso 0 contará com áreas comerciais destinadas a comércio e serviços, com acesso pelo exterior e independentes do edifício principal; receção, secretaria e administração; balneários; salas de treino / aquecimento; área de Ginástica Rítmica e Artística / Campo de Jogos; área de Ginástica de Trampolins e Saltos; campo de jogos e área técnica. Já o piso 1 terá bancada de 240 lugares, sala de troféus, restaurante, bar, cozinha e instalações sanitárias públicas.


A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

0 comentário

Comments


bottom of page