1 de Julho, 2024
Já abriu ao público a edição de 2024 da Mostra Internacional de Arte Contemporânea Art in’ Lima, que até 29 de setembro estará patente em diversos espaços museológicos de Ponte de Lima. A artista galega Carmen Touza é a convidada desta edição, e traz mais de 20 obras à Capela das Pereiras.
A inauguração da mostra aconteceu ao final da tarde deste sábado, 29 de junho, na Capela das Pereiras, abrilhantada por cantares ao desafio, não fosse o tema de 2024 “A Arte da Música”.
A sessão contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura e Património Material e Imaterial do Município de Ponte de Lima, Paulo Sousa; do Presidente da Assembleia Municipal, João Mimoso de Morais, e do Conservador no Museu dos Terceiros e Museu Militar, José Dantas.
O Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Paulo Sousa, destacou “este evento que, de ano para ano vai aumentando o número de participantes e que tem atraído largas dezenas de artistas de toda a Europa; este ano temos aqui a presença de 87 artistas que têm aqui 140 trabalhos expostos; trabalhos de muita qualidade, de vários países”, considerou, acrescentando que “este evento acaba por fazer parte do roteiro de muitos destes artistas que, ano após ano, passam aqui por Ponte de Lima para dar a conhecer os seus trabalhos, para dar a conhecer também trabalhos de outros artistas… é um evento que torna Ponte de Lima um polo cultural.”
Paulo Sousa realçou, ainda, “o trabalho consistente ao longo de anos para que, realmente, seja um evento marcante na agenda artística nacional e internacional, e o território só tem a ganhar com esta afirmação através das artes, porque Ponte de Lima tem uma grande apetência pela promoção das atividades artísticas, e isso só nos valoriza do ponto de vista cultural e também agrega valor do ponto de vista turístico”, afirmou. Um dos objetivos desta mostra internacional de arte contemporânea passa, também, por “aproveitarmos quatro espaços municipais que, neste período de verão estão ocupados com estas exposições e é uma forma de levarmos outros públicos a conhecer estes espaços, quer seja o Museu dos Terceiros, a Loja do Turismo ou o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, assim como a Capela das Pereiras, que passa uma grande parte do ano encerrada, e que neste período de verão tem a oportunidade de abrir portas e dar uma outra perspetiva sobre Ponte de Lima.”
É, precisamente, na Capela das Pereiras que a artista Carmen Touza tem uma galeria dedicada às cerca de 20 obras, na sua maioria, pintura. Em entrevista à Peneda Gerês TV, a artista disse ser “uma honra enorme que me tenham elegido para ser a artista convidada, porque ainda que seja uma vila pequena, é uma vila que cuida e mima muito a arte, portanto, para mim, é um prazer e um gosto muito grande estar aqui em Ponte de Lima.”
Nas suas obras, é comum encontrarmos a figura feminina, assim como elementos da natureza, animais como peixes, aves, gatos… em cores fortes e animadas. Camen Touza explica o que a inspira a criar: “Para mim, a mulher, a feminilidade, no contexto geral é muito importante, então é a natureza. Eu sou vegetariana, há muitos anos que não como carne e então as plantas, os animais… adoro todo esse mundo e penso que a mulher, neste momento, é a nossa época. Houve um tempo em que nós, mulheres, estávamos muito mais fechadas, porque os homens não nos deixavam sair, e penso que agora é o momento da mulher e, por isso, pinto a feminilidade, a música, as artes, e a natureza na mulher.”
Uma das obras da pintora galega que mereceu mais destaque foi um quadro (190cm x 130 cm) cujo título é uma homenagem a uma figura fundadora de Ponte de Lima, “Rainha D. Teresa”. Uma obra que “gostei muitíssimo de criar porque tentei que a Rainha Teresa que, para além disso, é descendente da Galiza, porque é irmã de Dona Urraca, tentei que representasse também este povo, com o Foral que tem na mão; tentei pôr o manto português num lado, porque ela adorava Portugal, e como sabemos, deixou que o seu filho D. Afonso Henriques fosse o primeiro rei de Portugal. Tem também um gatito no regaço porque penso que era uma mulher, ainda que tivesse autoridade, era uma mulher feminina, uma mulher importante, não só como mulher, mas como mãe e mãe, também, do povo português”, explicou Carmen Touza. Esta obra, revelou, estará em exposição no edifício da Câmara Municipal de Ponte de Lima, a representar a artista e seguirá depois para o Museu Guggenheim Bilbao.
Para além da pintura, esta mostra de arte internacional integra, ainda, trabalhos de desenho, ilustração, fotografia, instalação de arte, cerâmica, escultura e vídeo, juntando artistas nacionais como António Sousa, António Miranda, Carlota Caçador, MUTES, Fran, João Machado, Mário Rebelo de Sousa, entre muitos outros, e internacionais, como, por exemplo, Juan Carlos Vilar, Mathias Will, Soni Alcorn-Hender, Tamy Harada, Carlos Del Valle, Esther Moe, Romas Tauras, Sara Neyman, Simpran Waiba, John Chien Lee, etc.
O Art’in Lima pode ser visitado até 29 de setembro, na Capela das Pereiras, no CIPVV, na Torre da Cadeia Velha – Loja de Turismo e no Museu dos Terceiros.
Percorra a galeria de imagens e conheça algumas das obras em exposição.
コメント