top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Arcos Outono 2024 promete mais de 100 eventos e atividades até dezembro

8 de Outubro, 2024

Foi hoje apresentada publicamente a programação da chamada “época baixa” para os meses desta estação em Arcos de Valdevez. O Arcos Outono, que integra o projeto “Quatro Estações” traz mais de cem eventos e atividades que irão dinamizar o concelho e atrair visitantes, com propostas desde música, teatro, gastronomia, cinema, desporto e dança.



dois homens e uma mulher numa conferência de imprensa

Na conferência de imprensa de apresentação do “Arcos Outono”, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, afirmou que “em Arcos de Valdevez, todas as épocas do ano são épocas altas. Todas elas merecem a nossa atenção, a nossa preocupação do ponto de vista das atividades que são desenvolvidas, grande diversidade de atividades, de públicos e não só concentrar a sua atenção na sede do concelho, mas que ela seja um pouco por todo o concelho e que permita às pessoas virem conhecer Arcos de Valdevez”, destacando a programação eclética e para todas as idades.  


Na área da música, já este sábado, 12 de outubro, pelas 22h00, os portuenses Blind Zero (Miguel Guedes, Nuxo Espinheira, Vasco Espinheira e Pedro Guedes) vêm celebrar 30 anos de carreira com o mais recente álbum “Courage and Doom” à Casa das Artes. Concerto que se encontra quase esgotado e que tem na primeira parte a atuação dos Lado B. Os bilhetes estão à venda pelo preço de 5 euros.

cartaz com a banda Blind Zero

Na área do teatro, integrado no Recontros - Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez, que vai desde 18 de outubro a 22 de novembro, o multifacetado Francisco Menezes traz “Solo”, dia 18 de outubro, à Casa das Artes arcuense. “Francisco Menezes já fez quase tudo - música, teatro, rádio, cinema, televisão - mas a sua casa é a comédia ao vivo. É viciado em palco. As luzes, os sorrisos, as gargalhadas. E claro, o cachet. A sua comédia é um espaço de livre expressão, com lugar para quase tudo e quase todos; o limite é só um: humor. Não recomendável a quem não fale Português, a não ser que avisem”, lê-se na descrição do espetáculo com hora marcada para as 22h00.

cartaz com homem a gritar

Ainda no âmbito do Recontros, Paulo Pires & Emanuela Nicoli atuam no Centro Interpretativo do Barroco a 19 de outubro. A entrada é gratuita.


Também na área do teatro, o Coletivo A Raposa traz o espetáculo para público infantojuvenil “A Formiga”, entre os dias 21 e 23 de outubro, abrangendo cerca de 600 crianças do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez. A Seiva Trupe – Teatro Vivo celebra os 120 anos da atribuição do prémio pelo invento "Pirelióforo" ao Padre Himalaya em Saint Louis (EUA, 1904), dia 23 de novembro, pelas 22h00, com a encenação “Himalaya: A Invenção do Sol”, na Casa das Artes. Uma ideia original e encenação de Sandra Salomé, com texto de Pedro Leitão e os atores Rui de Noronha Ozorio e Mafalda Covas.


Dentro do Recontros, o PLATTA - Festival Transfronteiriço de Teatro Amador acontece entre 25 e 27 de outubro, com companhias de teatro amadoras portuguesas e da Galiza, com workshops, oficinas de teatro, entre outras atividades. Dia 25 de outubro, “De Dolores a Lola” pela Associação de Teatro Amador de Lanheses (22h00); dia 26 de outubro, “La Escuela de los Maridos” pela Asociacion Diamante Producciones (22h00); dia 27 de outubro, “Mal do Miolo” pela Asociación Dramatúrxica Pico do Castro de Foz (16h00).


Os ciclos gastronómicos “Arcos à Mesa” regressam, no fim de semana de 26 e 27 de outubro, este ano “com a tentativa de humanizar os cartazes este ano, chamando à atenção de que as pessoas quando vêm, aqui, em época baixa para comer comida caseira é quase como se estivessem a ser recebidos nas próprias famílias ou nas próprias casas”, adiantou a Vereadora Emília Cerdeira aquando da apresentação do programa. Para esse fim de semana, o prato em destaque será o “Pica no Chão”, com 11 restaurantes aderentes. O programa é complementado com atividades culturais em vários espaços do concelho, como a Porta do Mezio, o Museu da Água ao Ar Livre Rio Vez, a Casa das Artes e o Paço de Giela.

senhor de idade a servir vinho numa malga com uma caneca azul às riscas brancas

O Paço de Giela espera, novamente, milhares de pessoas para a celebração do Halloween, no “Paço Assombrado”, a 31 de outubro. Destaque para o concerto de David Carreira (22h30) e do DJ Pedro Simões (RFM) à 00h30; o DJ residente do Tomorrowland – o maior festival de música do mundo, o belga Yves V, anima a noite a partir da 01h30, e o DJ local Freak J assume os comandos às 03h00. A abertura de portas acontece às 20h30, com concursos de máscaras, animação fantasmagórica para crianças, performance de fogo, acrobacia aérea e performance de dança e ainda “A máquina do Tempo no Paço de Giela”.

cartaz do Paço Assombrado

Novembro arranca com o Space Festival, no dia 8, que propõe um Festival de Música Experimental & Improvisada no Centro Interpretativo do Barroco, com Tracapangã (Mariana Dionísio & João Pereira) e Aether – Cruzamento (Bode Wilson, Ana Rita Xavier & Wura Moraes).


Entre os dias 15 e 17 de novembro, Arcos de Valdevez acolhe a final distrital do concurso Portugal a Dançar, que permite descobrir os novos talentos da dança. Quem sai daqui vencedor vai direto para a final nacional, que acontece em dezembro.


Novo “Arcos à Mesa”, no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, desta vez com Rojões e Papas de Sarrabulho nos restaurantes aderentes. A programação cultural deste fim de semana destaca o concerto de Lena d’ Água no sábado, 30 de novembro, pelas 22h00, no auditório da Casa das Artes.

cartaz com a programação Arcos Outono 2024

O desporto também tem lugar nesta quadra com os seguintes eventos:

20 de outubro – Motocross e Quadcross

20 de outubro – Torneio Internacional de Rugby “Celtinha”

30 de novembro – Extreme 90 – Road Ultramarathon

22 de dezembro – Natal Run Solidário


A época do Natal terá programa próprio - a ser divulgado oportunamente -, e decorrerá entre 30 de novembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025. O lema da Magia de Natal, este ano, é “Faz-te presente”, aludindo à importância da vivência dos momentos e tradições da quadra natalícia, e não tanto a questões materiais.


O investimento municipal para a edição do Arcos Outono 2024 é cerca de 100 mil e 150 mil euros, sendo que “o Paço Assombrado leva a maior fatia do orçamento”. Eventos e atividades que trazem muitas pessoas a Arcos de Valdevez, o que se reflete no turismo.

“Nota-se mais o incremento de visitantes no alojamento e restauração” com “muitos visitantes da Galiza”, adiantou o edil. O Responsável pela Divisão de Desenvolvimento Sociocultural do Município, Nuno Soares, referiu que se registou “mais de 16% de visitação na Rede de Equipamentos Culturais e Científicos [RECC] (dados de janeiro a setembro de 2024), em relação ao período homólogo de 2023”.

homem e mulher apresentando a programação numa conferência

Consulte a programação da Rede de Equipamentos Culturais e Científicos de Arcos de Valdevez para o Arcos Outono 2024 em www.cmav.pt .



Comentários


bottom of page