top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Arcos Fado Fest e Festivinhão: o “casamento perfeito” acontece a 7 e 8 de junho no Campo do Trasladário

28 de Maio, 2024

Está a chegar a Arcos de Valdevez mais um evento que promete dinamizar a vila e o concelho, juntando num “casamento perfeito” vinho verde e fado. O anfiteatro do Campo do Trasladário vai ser palco do Arcos Fado Fest, uma nova aposta do Município, e do Festivinhão, evento tradicional na agenda do concelho, e que muda agora de local. Os fadistas Sara Correia e Marco Rodrigues são os cabeça-de-cartaz neste evento.




quatro homens sorridentes numa apresentação de um evento

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, justificou a junção entre fado e os vinhos “porque são dois elementos que se juntam bem, que combinam bem e, acima de tudo, é também um elogio, uma homenagem ao fado, que é um dos grandes contributos que os portugueses deram ao mundo, ao património cultural mundial e, sem dúvida alguma, é também uma forma de nós homenagearmos, neste fim de semana, a nossa comunidade.” O autarca considerou, ainda, o fado como “um embaixador” daquilo que é ser português, e nada melhor do que um “filho da terra” para fazer essa ligação.


Assim, o fadista Marco Rodrigues, com ligações a Arcos de Valdevez, foi convidado como curador do Arcos Fado Fest: “Isto já é um sonho há muito tempo. Foi aqui [Arcos de Valdevez] que eu comecei a crescer, a aprender a falar, comecei a formar-me gente e houve sempre uma grande paixão, tanto de mim para os Arcos e sempre senti um apreço e admiração dos Arcos por mim e pelo meu trabalho”, afirmou. “Isto só seria possível, efetivamente, para além dessa paixão, se houvesse matéria-prima suficiente, ou as pessoas que fossem capazes de fazer isto, é arriscar algo, mas arriscar algo que nós sabemos que vai correr muitíssimo bem. O fado é uma música urbana; o vinho maduro não é a origem do Norte, e nós podermos juntar no Norte o fado ao vinho verde é algo espetacular”, considerou Marco Rodrigues. O objetivo do Arcos Fado Fest, explicou o artista, “é envolver a comunidade e a vila quase sentir um bairro lisboeta, de quarta até domingo, e a vila sentir que há aqui algo, uma textura nova; nós queremos que a Vila de Arcos de Valdevez sinta que é uma vila de fado, também.”   

quatro homens em conferência de imprensa
Nuno Soares, Marco Rodrigues, João Manuel Esteves e Vítor Correia

Assim, de 5 a 7 de junho, arranca já o “Fado à Mesa”, em 10 restaurantes aderentes [ASH; A Floresta; Churrasqueira do Mercado; Churrasqueira O Braseiro; Churrasqueira Ponte Nova; Costa do Vez – Grill; Foral dos Arcos – Luna Arcos Hotel Nature; O Barriguinhas; O Encontro; O Lagar; O Pote], que “vão tentar recriar um ambiente de casas de fado”, revelou Marco Rodrigues. Nos dias 5 a 7 (neste só ao almoço), um trio de fadistas (viola e voz) passam pelos restaurantes aderentes, repartidos pelo almoço e jantar, onde farão intervenções de músicas em modo informal.


No dia 7 de junho, às 18h00, abertura oficial do Arcos Fado Fest e Festivinhão, no Palco 2 – Espaço Festivinhão/Street Food Tour. Às 18h30, segue-se concertos de guitarra portuguesa, com “Guitarras ao Vez”. Pelas 19h00, um DJ vai pegar em temas folclóricos de Amália, juntando assim música eletrónica e fado – “Fado DJ” com FreakJ. Nesta noite, destaque para o concerto da fadista Sara Correia, às 22h00, no Palco 1 no Campo do Trasladário. Segue-se novamente “Fado DJ” às 24h00, e o evento fecha pelas 02h00.


No sábado, 8 de junho, acontece uma Visita guiada às Vinhas Muros de Grade e Quinta da Torre de Aguiã (inscrição prévia pelo 934901967 ou 258 247 323).

cartaz com quintas da visita guiada

A abertura do certame está marcada para as 11h00, seguindo-se “Fado na Vila”, um show-case de fado na zona urbana, que percorrerá o Largo da Lapa e o Trasladário. Às 12h30, “Fado DJ” no palco 2. Pelas 15h00, terá lugar a apresentação do livro da autoria de Marta Alves, “Páginas de Fado”. Às 15h30, segue-se fado estudantil e universitário “Fado Estudante” com o Grupo de Fados da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Pelas 16h30, “O Jovem Fado” pretende ser um espetáculo de fadistas da nova geração, dando a conhecer novas vozes apaixonadas por este estilo musical. Às 17h30, “Vozes do Vez” junta fadistas de Arcos de Valdevez num espetáculo, no qual participará Tânia Gomes, vencedora do Festival Nacional da Canção Rural 2023. Segue-se novamente o “Fado DJ”, às 18h00, e às 22h00, o cabeça-de-cartaz Marco Rodrigues sobe ao palco 1, num “concerto de homenagem ao saudoso Carlos do Carmo, um concerto que, seguramente, será muito emotivo, no qual apresentarei o meu novo disco”, referiu o artista.


No palco 2, segue o “Fado DJ”, às 24h00 e encerramento do Arcos Fado Fest às 02h00.


Sendo uma região de excelência para a produção de vinhos verdes, nomeadamente tintos da casta ‘Vinhão’ e brancos da casta ‘Loureiro’, Arcos de Valdevez conta com muitos produtores, alguns vitivinicultores e a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Recentemente, os vinhos de Arcos de Valdevez foram distinguidos em concursos nacionais, nomeadamente, no Concurso Cidades do Vinho 2024, da AMPV, assim como no Concurso Vinhos Verdes Seleção do Ano 2024 da Ordem dos Engenheiros.


Vítor Correia, Vice-Presidente na empresa AVVEZ - Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, que organiza o Festivinhão, adiantou, que “estarão presentes nesta edição 21 expositores, 16 expositores de vinho e cinco expositores de produtos locais.”  Dos expositores de vinho, 8 são de Arcos de Valdevez; 5 de Ponte da Barca; 1 de Viana do Castelo; 1 de Valença e 1 de Monção. Estava prevista a participação de um expositor de Ponte de Lima, que, por motivos pessoais, teve de desistir.


De acordo com a autarquia arcuense, o investimento associado ao Arcos Fado Fest e Festivinhão ronda os 100.000 €. Todos os eventos são de entrada gratuita.

mapa do evento
Layout do evento


0 comentário

コメント


bottom of page