top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Arcos de Valdevez: Ponte de Cabreiro classificada como monumento de interesse público

Foi publicada esta terça-feira, 17 de outubro, em Diário da República a portaria que distingue a Ponte de Cabreiro, na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez, como monumento de interesse público (MIP). A proposta de classificação da ponte de Cabreiro foi formalizada pela Câmara Municipal em articulação com a Junta de Freguesia de Cabreiro.




ponte de estilo medieval, com arcos, rodeada de vegetação e água límpida do rio

Localizada sobre o Rio Cabreiro, ligando as povoações de Igreja e Sobreira, "a Ponte de Cabreiro é um dos exemplares mais característicos deste tipo de arquitetura civil da Idade Média e Moderna existente em todo o concelho. Caracteriza-a uma arquitetura global bastante interessante. Apresenta dois arcos desiguais, excetuando o da margem direita, sendo o maior de volta perfeita e siglado. Nas aduelas e parapeito apresenta um aparelho com silhares, e na restante estrutura blocos afeiçoados de trabalho mais grosseiro. O pegão central é de secção quadrangular e o talhamar e talhante em forma de prisma triangular. O tabuleiro desce desde o meio da estrutura até à margem direita do rio", descreve o Município de Arcos de Valdevez em nota enviada às redações.


Cronologicamente, "situa-se a sua construção na segunda metade do século XV", como parece atestar a inscrição de grandes dimensões patente na aduela do arco em ogiva, e que remete a obra para ano de 1462, empreendida por um abade local, Afonso Anes, “criado” de D. Leonel de Lima. Na Época Moderna teve uma possível intervenção ao nível arco de volta perfeita.


De acordo com a publicação em Diário da República, "A classificação da Ponte de Cabreiro reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, na sua redação atual, relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho notável de factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva."


Diz a Direção-Geral do Património e Cultura que "Um bem considera-se de interesse público quando a respetiva proteção e valorização represente ainda um valor cultural de importância nacional, mas para o qual o regime de proteção inerente à classificação como de interesse nacional se mostre desproporcionado."


Para o Município de Arcos de Valdevez, "Esta classificação junta-se agora a outras já existentes no nosso concelho, sendo mais um motivo de valorização do património cultural e natural e de visita a Arcos de Valdevez."







0 comentário

댓글


bottom of page