05 de fevereiro, 2025.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, representou o município na 3ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, que decorreu em Lagoa, no Algarve. O evento serviu para apresentar a Região Europeia da Gastronomia e Vinho – Vale do Lima, que integra os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
A participação do Município Arcos de Valdevez na 3ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em parceria com o Município de Lagoa, revestiu-se de grande importância para a promoção e desenvolvimento do território.
Olegário Gonçalves, Vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, destacou a relevância da gastronomia para a promoção e desenvolvimento do território, afirmando que a candidatura à Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025 representa uma excelente oportunidade para posicionar Arcos de Valdevez e o Vale do Lima como referência na enogastronomia em Portugal.
A Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025 irá proporcionar a realização de diversas atividades e iniciativas nos quatro municípios que integram o Vale do Lima, com o objetivo de promover a gastronomia e os vinhos da região. Será também reforçada a presença do Vale do Lima nas principais feiras e eventos nacionais e internacionais do setor.
A 3ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros reuniu especialistas, representantes municipais e parceiros do setor vitivinícola, tendo como objetivo definir novas estratégias para a promoção integrada destes territórios, fomentar o trabalho em rede entre municípios e parceiros, apresentar projetos inovadores e fortalecer a cooperação entre os participantes.
A presença de Arcos de Valdevez neste evento demonstra o compromisso do município com a valorização da gastronomia e dos vinhos da região, bem como a sua vontade de trabalhar em conjunto com outros municípios e entidades para promover o desenvolvimento do Vale do Lima.