A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em articulação com as Juntas de Freguesia, está a instalar centros de recolha de biomassa, onde as pessoas podem depositar resíduos resultantes de podas e do abate florestal.
"Estes resíduos florestais constituem um risco acrescido para a deflagração de incêndios florestais e a deposição destes resíduos nos contentores de Resíduos sólidos urbanos não é permitida, já que este tipo de resíduos não é tratado pela RESULIMA", alerta o município em nota de imprensa.
A utilização destes centros não tem custos para as pessoas que pretendam ali depositar os seus resíduos florestais ou de podas caseiras.
Recentemente, a autarquia instalou mais um centro na União de Freguesias de Arcos Salvador, Vilafonche e Parada, num terreno junto do Cemitério de Vilafonche, que poderá ser utilizado mediante agendamento prévio, através dos contactos telefónicos: 965 120 065, 962 810 679, 258 521 073 ou do e-mail: geral@jfav.pt.
De lembrar que já existiam dois centros de recolha de biomassa no concelho, um na União de freguesias de São Jorge e Ermelo, localizado junto à ETA das Águas do Norte e outro na União de freguesias de Padreiro (Salvador e Sta. Cristina), junto ao Parque Empresarial.
Na mesma nota, a autarquia refere que "O Município está disponível para apoiar a instalação de centros de recolha de biomassa de forma a dotar o Concelho com uma rede de centros de recolha, distribuídos pelo território, contribuindo para o tratamento adequado destes resíduos e para a diminuição de risco de incêndio".
Comments