O Município de Arcos de Valdevez realizou uma iniciativa que procurou marcar a data da Recriação Histórica do Recontro de Valdevez de 1141. Esta recriação, que se realiza anualmente no primeiro fim-de-semana de julho no Paço de Giela e que este ano, por razões de contexto da COVID-19, teve de ser adiado para o próximo ano.
O evento teve um primeiro momento simbólico de grande importância com a apresentação de uma estrutura de 2 por 6 metros, que reproduz, de forma adaptada, o grande painel de azulejos sobre o Recontro de Valdevez existente na Estação de S. Bento, no Porto.
Como complemento, foi apresentada uma escultura em poliestireno, integralmente revestida a fibra de vidro de alta resistência, realizada por um artista arcuense, e que em tamanho natural representará, no local, a figura de Afonso Henriques e do seu cavalo, sendo a “primeira peça” de um evolutivo e futuro parque de figuras e elementos relacionados com o Recontro e com o século XII.
No final desta iniciativa, houve espaço para a apresentação do espumante “Vez”, realizado especificamente com base na importância e significado do Recontro de Valdevez na História local e nacional, na forma de um produto diferenciador, com estética e conteúdo vínico muito próprios, e que marca uma parceria específica do Município arcuense com a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Em altura de crise económica e social profunda, o Município Arcuense a inovar nas formas de manter a economia e a cultura a funcionar.
Comments