Arcos de Valdevez acolhe Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)
- Jorge Costa
- 31 de jan.
- 3 min de leitura
31 de janeiro, 2025
O Município de Arcos de Valdevez, em colaboração com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), inaugurou, no dia 30 de janeiro de 2025, um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). Este novo serviço visa prestar apoio e informação a cidadãos migrantes, incluindo imigrantes e requerentes de proteção internacional, facilitando a sua integração na comunidade local.
A cerimónia de inauguração do CLAIM contou com a presença do autarca local, João Manuel Esteves, do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, e do Presidente do Conselho Diretivo da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, entre outras entidades.

O protocolo de colaboração estabelecido entre o Município e a AIMA tem como objetivo implementar serviços de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes. O CLAIM irá funcionar como um ponto de referência para imigrantes, requerentes de proteção internacional e outros cidadãos que necessitem de apoio no processo de integração.
Este protocolo, com validade inicial de 12 meses, poderá ser renovado por períodos sucessivos de igual duração. Para acompanhar o funcionamento do serviço, será constituída uma comissão de acompanhamento, integrada por representantes de diversas entidades.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, destacou a importância da abertura deste tipo de gabinete em locais centralizados, salientando que a integração é fundamental para uma comunidade coesa. O responsável referiu ainda que este centro irá ajudar na integração plena dos migrantes, através da oferta de diversos serviços, como apoio na documentação, apoios sociais, esclarecimentos sobre a rede escolar e formação profissional.
O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, afirmou que o objetivo do CLAIM é ajudar os migrantes a integrarem-se na comunidade, independentemente da sua origem. O autarca salientou a importância de oferecer apoio e carinho a todos os que chegam a Arcos de Valdevez, sejam do Porto, de Lisboa ou do estrangeiro.
Com a abertura do CLAIM, Arcos de Valdevez reforça o seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a coesão social, proporcionando um espaço de acolhimento e apoio aos migrantes que escolhem o concelho para viver e trabalhar.
Pergunta: Qual a importância de abrir este tipo de gabinete em locais centralizados?
Resposta de Rui Armindo Freitas:
É de importância extrema! A integração é um passo fundamental para termos uma comunidade coesa. A integração das comunidades migrantes é, de facto, uma das prioridades que deve ser dada e a abertura deste centro local de integração vai ajudar precisamente nessa integração plena. Uma integração que possa criar diversos tipos de serviços e que faz com que o poder central e os decisores centrais tenham conhecimento também do que se passa no território, mas também a resposta seja mais adequada à realidade migratória, que é completamente diferente por todo o território.
A realidade migratória e de pressão migratória que existe neste território é diferente daquela que existe noutros centros urbanos espalhados por este país. Por isso, é fundamental este tipo de centro para adequar as respostas àquilo que são as necessidades de integração de cada de cada território ou partilhar a abrangência da abrangência deste centro. Esta é no concelho de Arcos de Valdevez, há mais de 160 em todo o país, ou seja, dá uma capilaridade em termos de território ao dia de hoje, que permite precisamente responder a bolsas migratórias, mesmo até onde não há bolsas migratórias, há fenómenos que estão a começar, de acolhimento, que esta rede já consegue fazer esse acompanhamento.
Os serviços concretos aqui são apoio a documentação, ou seja, todos os esclarecimentos que são necessários para que um cidadão saiba o que precisa e quando chega a território nacional de forma legal, obviamente. Apoios sociais se existir necessidade deles. Apoio a esclarecimentos de tudo o que é rede escolar. Apoio a tudo o que tem a ver com formação profissional, quais são os programas que estão disponíveis e não estão.
No fundo, é um posto avançado para uma resposta muito concreta de uma realidade, que é a realidade da migração.
Commentaires