31 de dezembro, 2024.
A freguesia de Freixieiro de Soutelo, em Viana do Castelo, inaugurou, este domingo, o Centro Cultural "Fábrica de Memórias", instalado na antiga escola primária. A inauguração foi marcada pela abertura da exposição "SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições", um projeto que visa valorizar a identidade local.
A antiga Escola Primária de Freixieiro de Soutelo ganhou uma nova vida ao ser transformada no Centro Cultural "Fábrica de Memórias".
A inauguração, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinalou também a abertura da exposição "SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições", promovida no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A exposição, uma iniciativa da Junta de Freguesia, destaca as artes e ofícios, lendas e memórias, património arquitetónico e natural, tradições e gastronomia locais. Através de trabalhos e criações que refletem a história, a cultura e a identidade da comunidade, a exposição celebra o artesanato e o talento da região. Os visitantes terão a oportunidade de explorar esta mostra nos dias 1 e 5 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00.
Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal, sublinhou a importância deste novo espaço, afirmando que o objetivo é "em cada cantinho do nosso concelho queremos ter um espaço de excelência e um ponto de atração para os habitantes". O autarca destacou ainda que esta requalificação "foi um sonho da freguesia que agora se torna realidade", e que a obra "regista o passado, marca o presente e projeta-se para o futuro, associando duas dimensões absolutamente fundamentais, como a Educação e a Cultura”.
O Presidente da Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, Luís Lourenço, expressou a sua satisfação com o "trabalho de recuperação da antiga escola primária, numa parceria com a Câmara Municipal e outras entidades".
Este projeto foi concretizado graças a um investimento total de 135.476 euros, dos quais 121.963 foram elegíveis. A Câmara Municipal apoiou a iniciativa com 37.905 euros, reconhecendo o seu valor para a freguesia e para o concelho. O projeto “Souto e Freixo”, candidatado pela Junta de Freguesia ao PDR2020 – Renovação de Aldeias, permitiu a recuperação da antiga escola primária e visa a promoção do património cultural, paisagístico, ambiental e religioso da freguesia.
As intervenções incluíram a recuperação do edifício da escola, a aquisição de equipamentos para exposições, a criação de uma plataforma digital, a instalação de painéis fotovoltaicos e a sinalética de itinerários religiosos. Em maio de 2023, foi assinado um contrato de comodato entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, cedendo o edifício por um período de 10 anos.
Comments