Antiga Escola de Deocriste Renasce como Creche até ao Final do Ano
- Jorge Costa
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
17 de março, 2025.
A empreitada de reconversão da antiga escola de Deocriste numa creche com capacidade para 42 crianças está em velocidade cruzeiro e deverá estar concluída no último trimestre do presente ano, representando um importante reforço no apoio social às famílias de Viana do Castelo.
A concretização deste projeto, orçado em 1,497 milhões de euros (mais IVA) e apoiado pelo programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais do PRR, foi impulsionada pela assinatura do auto de consignação em outubro passado, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Esta transformação do antigo edifício do 1º CEB de Deocriste, localizado na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, representa um marco significativo para o concelho. Na altura da assinatura, o autarca Luís Nobre recordou a ambição de aumentar o número de vagas em creche, que eram apenas 120 no início do seu mandato. Sublinhou ainda que este investimento é o "maior" alguma vez realizado nesta freguesia numa única área, considerando-o "um momento simbólico e representativo da dimensão social da autarquia".
Um aspeto inovador deste projeto é a sua vertente colaborativa. A Câmara Municipal estabeleceu um contrato de comodato com o Centro Paroquial e Social de Lanheses, cedendo gratuitamente o edifício por um período de 20 anos (renovável). Esta cedência inclui não só o imóvel, mas também o equipamento de cozinha, copas de leite, mobiliário e material didático.
Adicionalmente, foi assinado um protocolo de colaboração, também com validade de 20 anos, envolvendo o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão. O Centro Paroquial ficará responsável pela gestão e funcionamento da creche, garantindo o atendimento a 42 crianças. Já a Associação Juvenil de Deão irá integrar metodologias de educação não formal nas atividades da creche, implementar projetos de voluntariado juvenil (nacionais e europeus) e dinamizar um plano de sustentabilidade ambiental e alimentar.
Esta parceria estratégica entre o município e as associações locais demonstra um modelo de colaboração que visa otimizar os recursos e garantir uma resposta social de qualidade para as famílias de Deocriste e do concelho de Viana do Castelo. A conclusão da obra no último trimestre do ano trará um alívio significativo para muitas famílias que necessitam de apoio para os seus filhos em idade pré-escolar.
Comments