No passado dia 7 de março, em Segude, no âmbito do Programa “Aldeias Suber Protegidas”, promovido pela Quercus ANCN (Organização Não Governamental de Ambiente) e Corticeira Amorim (líder mundial na transformação de cortiça), o Município de Monção procedeu à plantação de 450 árvores (carvalhos-alvarinho e sobreiros).
"Devido às condições atmosféricas adversas, uma turma do 3.º e 4.º ano da Escola Básica do Vale do Mouro, envolvendo 21 alunos, não teve a oportunidade de participar", refere o Município de Monção em nota de imprensa. Na manhã de ontem, com o céu azulado, prenúncio de primavera, realizou-se a “segunda volta” desta ação ambiental, através da plantação de cerca de uma centena de árvores, naquela área sensível à ocorrência de incêndios.
Com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, da Vereadora, Daniela Fernandes, e docentes e auxiliares da Escola Básica do Vale do Mouro, a ação de reflorestação contou, também, com as presenças de elementos da Quercus ANCN, Corticeira Amorim, ICNF, Junta de Freguesia de Segude e sapadores florestais.
António Barbosa reforçou o compromisso do atual executivo na preservação e valorização da floresta, agradeceu o envolvimento de todas as entidades e enalteceu a importância da parceria com a Quercus ANCN e a Corticeira Amorim. “Esta colaboração interessante e promissora terá, certamente, continuidade em outros projetos baseados na sustentabilidade ambiental e na consciencialização cívica da população”, acentuou o autarca, citado na nota de imprensa.
"Nesta manhã diferente, passada fora da sala de aulas, os alunos puderam, ainda, visualizar algumas gravuras rupestres, colocadas a descoberta pelos incêndios, com contextualização de Odete Barra, arqueóloga do Município", acrescenta. No regresso à escola, como recordação, levaram o livro de banda desenhada “O Reino do Alvarinho”, oferta da Câmara Municipal de Monção.
O lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” teve lugar em Unhais da Serra, Covilhã, no dia 23 de novembro de 2023, sendo Monção a segunda localidade do país a receber este projeto. Em síntese, explica a autarquia, "tem como finalidade a prevenção de incêndios florestais e a proteção ambiental do território, favorecendo a componente da reflorestação e o reforço de uma sociedade com matriz ecológica."
Comments