Os jardins da área envolvente aos Paços do Concelho de Ponte de Lima estão iluminados com 120 figuras criadas pelos alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano do curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima.
Em nota de imprensa, a autarquia explica: "Trata-se de uma atividade escolar que se realiza há cerca de 15 anos, no âmbito de uma parceria entre o Município e a Escola Secundária de Ponte de Lima."
Os trabalhos começam em finais de setembro, com o levantamento das necessidades, a fase seguinte inclui aquisição de materiais e o desenho das figuras. Nos meses seguintes, na oficina de eletricidade constroem as peças, que este mês instalaram nos jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho, ocupando uma área de 12.000 m2.
"No total, instalaram 10.000 leds, utilizaram e cortaram 600 m de ferro na montagem das figuras natalícias, desde o presépio com as respetivas personagens, trenós, anjos e velas", explicita o município. De realçar que toda esta instalação é suportada por um quadro elétrico automatizado permitindo dinâmica no cenário; a iluminação muda de cor de forma sequencial.
Este ano e pela primeira vez, instalaram um painel led numa das varandas do Paço do Marquês, que permite passar mensagens de natal aos limianos e a todos os visitantes.
“Envolver a escola nesta ação contribuindo para a promoção e animação nesta quadra natalícia, para além de proporcionar aos alunos conhecimento prático da sua formação” é o objetivo desta parceria, prevendo-se que no futuro ilumine outras zonas da Vila Limiana, assegurou o Vereador do Município de Ponte de Lima, Carlos Lago.
A autarquia assegura todo o material utilizado, sendo no final reciclado pelo curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, e utilizado na formação prática dos alunos, bem como nas provas de aptidão profissional.
Trabalharam neste projeto 60 alunos coordenados por quatro professores, que asseguram que os quadros elétricos instalados são dimensionados para garantir a segurança das pessoas e das infraestruturas, com destaque ainda para o fator energético, sendo o consumo reduzido.
Comments