Considerada uma prática ainda muito recente nas escolas europeias e em todo o mundo, o projeto Makerspaces nas escolas, consiste na criação de espaços para promover momentos e zonas informais e motivadoras, nos quais os alunos possam desenvolver capacidades, adquirir conhecimentos e serem empreendedores. Os alunos podem trabalhar com diversos materiais como papel, cartão, madeira, metal, plástico, argila, tecidos, componentes eletrónicos, microcontroladores, kits de construção ou robôs programáveis para criar objetos ou projetos diferentes, utilizando uma variedade de ferramentas e "maquinaria".
O Agrupamento de Escolas de Freixo, reconhecido pela aposta nas novas tecnologias, e participante assíduo em iniciativas e concursos nacionais e internacionais, tais como o Festival Nacional de Robótica, Microsoft Expert Educator e no Showcase School da Microsoft, integrou um conjunto de 15 projetos do Makerspaces, e foi reconhecido pela European Schoolnet como um bom exemplo no desenvolvimento de tais práticas.
O Estudo de caso do Agrupamento de Escolas de Freixo foi desenvolvido através de entrevistas, realizadas pelo grupo de trabalho da sala de aula interativa da European Schoolnet. As experiências dos grupos participantes, e as boas práticas que desenvolveram, contribuíram para o desenvolvimento de uma publicação, denominada "Diretrizes práticas para espaços de produção nas escolas".
De realçar ainda que este projeto de âmbito internacional está localizado em nove países, ou seja, na Áustria, Bélgica, República Checa, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Suíça e Turquia.
O Município de Ponte de Lima congratula-se com esta distinção do Agrupamento de Escolas de Freixo, reafirmando-se a qualidade do ensino e dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos nas escolas do concelho, e que tem resultado na obtenção de vários prémios e a participação em diversos projetos de referência mundial.
Bình luận