Esta manhã, no Jardim de Infância de Cortes, decorreu a 7ª sessão do PIM PAM CLUM, com a participação de 60 crianças. No total, o programa abrange 293 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção.
No presente ano letivo, o Município de Monção está a implementar o Pim Pam CLum- Programa de Promoção de Competências de Linguagem, da autoria de Tiago Rodrigues e Catarina Mangas (2021), em todos os grupos de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção que, ao todo, abrange 293 crianças.
Baseado nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar (OCEPE), este programa, constituído por 10 sessões, "pretende ser uma ferramenta fundamental para o trabalho colaborativo entre terapeutas da fala e educadores de infância, junto de crianças com desenvolvimento típico e de crianças em risco de apresentarem dificuldades linguísticas", explica a autarquia numa nota de imprensa.
Tendo como objetivo primordial a prevenção de perturbações linguísticas e a promoção do sucesso escolar, a Terapeuta da Fala do Município de Monção, Vânia Brito, desempenha, no âmbito do programa, o papel de capacitar e articular com as educadoras de infância as atividades de estimulação de competências de linguagem.
Além de promover a dinamização deste projeto, o Município de Monção ofereceu os livros infantis necessários para a implementação das sessões.
Contando com a presença da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, e da Coordenadora da Educação Pré-Escolar, Graça Pombo, a sessão constou da leitura da história "O Escuro", seguida de uma atividade de estimulação de competências linguísticas
A Vereadora Daniela Fernandes contextualiza o programa PIM PAM CLUM: "Implementado após a elaboração de estudo de investigação, o qual nos mostrou a realidade local ao nível do desenvolvimento da linguagem, o programa tem como principal finalidade a promoção desta competência." E acrescenta: "Integrando uma estratégia municipal de boas práticas na promoção do sucesso escolar, procuramos, também, potenciar o trabalho desenvolvido pelas educadoras de infância nesta área."
Comments