Paredes de Coura volta a ser distinguida por ser o município do Alto Minho que melhor água faculta aos seus munícipes e de acordo com o relatório anual sobre o Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano referente ao ano de 2018, emitido pela ERSAR-Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Este município do Alto Minho volta a merecer o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, repetindo o que já havia acontecido aquando da 12ª Expo Conferência da Água. Na altura, a passagem de Paredes de Coura para o primeiro lugar do ‘ranking’ do Alto Minho ficou a dever-se a um aumento da qualidade de 1,26 por cento entre 2012 e 2016, totalizando um índice de segurança de 99,64 por cento, ou seja, muito próximo do índice de segurança máxima, superando a qualidade da água fornecida por todos os outros concelhos do distrito de Viana do Castelo e quase sem paralelo a nível nacional.
Agora, Paredes de Coura volta a reforçar a qualidade da água facultada aos seus munícipes, pelo que no próximo dia 10 de dezembro esta vila do Alto Minho volta a ser galardoada na Cerimónia Solene de Entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos (Vertente Águas), no âmbito da 14ª Expo Conferência da Água, a ter lugar em Lisboa.
Recorde-se que para implementar um maior consumo da água de torneira, num concelho reconhecido por ter água como elemento dominante da paisagem, ilustrado por variadíssimas cascatas, ribeiros, regatos, fontes e lagoas, o Município de Paredes de Coura e num significativo esforço financeiro ofereceu 500 garrafas ‘Fill Forever’ aos alunos do 2º e 3º ciclos e secundário do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.
Com esta iniciativa, Paredes de Coura procura que se evite o uso de garrafas descartáveis e convida os alunos ao consumo da água da torneira, unanimemente reconhecida como de excelência. Num passo seguinte, o Município pretende alargar esta iniciativa à restante comunidade educativa, tanto mais que também já implementou o uso das garrafas reutilizáveis nos mais variados atos do município, como forma de evitar o uso reiterado de garrafas descartáveis e promover o consumo da sua água de torneira.