O filme “Em cada passo, um sentido”, criado para promover o Caminho Português da Costa, conquistou o primeiro lugar na secção Destinos Turísticos: Cidades / locais, no ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo. A Vereadora do Turismo do Município de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, recebeu o galardão na cerimónia que aconteceu no palco do Teatro-Cine de Torres Vedras.
“Em cada passo, um sentido” acompanha um peregrino de Santiago de Compostela, numa narrativa em primeira pessoa, durante o percurso através do Caminho Português da Costa. Ao longo do filme é possível viver a experiência, as emoções, os sentimentos e sensações de quem percorre este trajeto.
O filme “Em cada passo, um sentido” foi realizado por António Luís Campos, com produção de João Rosa e locução de André Domingues. Com a companhia constante do Oceano Atlântico, o Caminho Português da Costa é considerado um dos percursos mais suaves para os peregrinos. A suavidade, porém, não deixa de exigir esforço, já que o trajeto completo tem cerca de 250 quilómetros e passa por 10 municípios da costa norte portuguesa, os mesmos que integram esta iniciativa de promoção, nomeadamente: Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem cumprido a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo. Enquanto fórum de partilha de experiências, o festival tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 16 festivais.